A Polícia Civil de MS identificou que um grupo criminoso criou perfil falso da instituição para aplicar golpes. O perfil políciacivil.ms no servia como referência para que os golpistas identificassem as possíveis vítimas e já foi retirado do ar.

Conforme as informações da polícia, os criminosos atuavam de duas formas. Na primeira, eles mantinham contato com hospitais e clínicas no Estado para obterem informações e dados cadastrais de pacientes internados. Assim, solicitavam depósitos bancários com a justificativa de compra de materiais e realização de exames dos pacientes internados.

Tais pagamentos extras constaram para várias pessoas internadas por causa do . Esse tipo de golpe seria uma derivação de crimes ocorridos em todo o Estado em que os autores estelionatários são detentos, que usam dos dados das vítimas para pedirem dinheiro, mudando apenas a razão do pedido dos valores.

A segunda maneira de atuação do grupo criminoso é por meio de encaminhamento de e-mail para vítimas em potencial, com um link falso da Delegacia Virtual de MS, com imagens falsificadas. Assim eles pediam os dados pessoais das vítimas, fingindo que seria para conclusão de registro de boletim de ocorrência.

Este crime foi registrado em Nova Andradina e a população local já foi informada da existência da prática desse delito e orientada a não acessar o link, uma vez que a Polícia Civil não solicita a confirmação de dados para conclusão de boletim de ocorrência via e-mail.

Golpes na internet

Em 2019 foram registradas 3.508 ocorrências dos mais variados delitos, praticados em ambiente cibernético. Este ano, até o mês de abril, existe o registro de 1.189 fatos com as mesmas características.

Especificamente quanto aos crimes de estelionato por meio da internet foram registradas 847 ocorrências policiais no ano de 2019, enquanto que nos primeiros quatro meses de 2020, foram noticiados 329 fatos típicos.

Apenas no período referente ao início da quarentena no – 16 de março à 20 abril – foram registradas 68 ocorrências de estelionato ocorrido via internet. No mesmo período, em 2019, foram registradas 72 ocorrências.

A Polícia Civil faz um alerta para esse tipo de golpe, desconfiando sempre de e-mails ou mensagens recebidas em nome da polícia.  Dúvidas sobre o funcionamento da Delegacia Virtual podem ser esclarecidas pelo telefone 3318-7981.