O Presídio Federal de , localizado na saída para Sidrolândia, acatou recomendação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e passará a fazer triagem em visitas por causa do novo coronavírus. Quatro casos da doença já foram confirmados na Capital de . No Brasil, foram confirmados 234 até esta segunda-feira (16).

Por enquanto, ao contrário de oito estados do País, Campo Grande não suspenderá as visitas por 15 dias, conforme determinação do Depen, que também suspendeu, por cinco dias, o atendimento de advogados. Conforme a determinação “salvo necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos, e escoltas”.

Unidades federativas que suspenderam as visitas no sistema prisional: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiás, Amazonas, Roraima, Tocantins e Alagoas. Em e Santa Catarina foram suspensas parcialmente as visitas.

Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, Pernambuco e Paraná elaboraram uma nota técnica com orientações sobre a doença. Paraíba, além da nota técnica, informou que fará triagens de visitas. São Paulo, Ceará, Piauí, e Mato Grosso do Sul também farão triagens.

Insumos

O Depen também solicitou que cada gestor de saúde do sistema prisional das unidades federativas preenchessem uma planilha, até esta quarta-feira (18), com as necessidades de insumos de saúde necessários para prevenção contra o COVID-19 no sistema prisional. O objetivo é computar levantar a demanda de alcool em gel, máscaras, lenços de papel entre outros, por Unidade da Federação para reforçar a aquisição, caso seja necessária.

Foi reforçado que as unidades prisionais devem seguir os protocolos publicados pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Para qualificar a divulgação de informações e orientações, o Depen instituiu Grupo de Trabalho visando auxiliar os gestores estaduais.

Conforme o Departamento, nos estados, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são realizadas videoconferências com representantes de todos os estados brasileiros desde o início de março. O objetivo é repassar orientações a respeito da prevenção e dos cuidados sobre o coronavírus no sistema prisional e apresentar as próximas ações do projeto, que consistem na entrega dos materiais da campanha de comunicação e nas intervenções de Teatro-Fórum.

Prevenção do Coronavírus nos presídios federais

O Depen também criou o Procedimento Operacional Padrão de Medidas de Controle e Prevenção do Novo Coronavírus para ser adotado no Sistema Penitenciário Federal. Resumidamente, os procedimentos seguem as orientações do Ministério da Saúde e devem ser seguidos por servidores, colaboradores e terceirizados que trabalham nas Unidades Prisionais Federais. Destacam-se, por exemplo, medidas de higiene pessoal; suspensão de visitas e isolamento de internos em casos em que há suspeita da doença.