Pular para o conteúdo
Polícia

Coronavírus: visitas passarão por triagem em Presídio Federal de Campo Grande

O Presídio Federal de Campo Grande, localizado na saída para Sidrolândia, acatou recomendação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e passará a fazer triagem em visitas por causa do novo coronavírus. Quatro casos da doença já foram confirmados na Capital de Mato Grosso do Sul. No Brasil, foram confirmados 234 até esta segunda-feira (16). Por enquanto, […]
Arquivo -
Presídio Federal em Campo Grande | Foto ilustrativa | Agência Brasil | Reprodução |
Presídio Federal em Campo Grande | Foto ilustrativa | Agência Brasil | Reprodução |

O Presídio Federal de , localizado na saída para Sidrolândia, acatou recomendação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e passará a fazer triagem em visitas por causa do novo coronavírus. Quatro casos da doença já foram confirmados na Capital de . No Brasil, foram confirmados 234 até esta segunda-feira (16).

Por enquanto, ao contrário de oito estados do País, Campo Grande não suspenderá as visitas por 15 dias, conforme determinação do Depen, que também suspendeu, por cinco dias, o atendimento de advogados. Conforme a determinação “salvo necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos, e escoltas”.

Unidades federativas que suspenderam as visitas no sistema prisional: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiás, Amazonas, Roraima, Tocantins e Alagoas. Em e Santa Catarina foram suspensas parcialmente as visitas.

Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, Pernambuco e Paraná elaboraram uma nota técnica com orientações sobre a doença. Paraíba, além da nota técnica, informou que fará triagens de visitas. São Paulo, Ceará, Piauí, e Mato Grosso do Sul também farão triagens.

Insumos

O Depen também solicitou que cada gestor de saúde do sistema prisional das unidades federativas preenchessem uma planilha, até esta quarta-feira (18), com as necessidades de insumos de saúde necessários para prevenção contra o COVID-19 no sistema prisional. O objetivo é computar levantar a demanda de alcool em gel, máscaras, lenços de papel entre outros, por Unidade da Federação para reforçar a aquisição, caso seja necessária.

Foi reforçado que as unidades prisionais devem seguir os protocolos publicados pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Para qualificar a divulgação de informações e orientações, o Depen instituiu Grupo de Trabalho visando auxiliar os gestores estaduais.

Conforme o Departamento, nos estados, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são realizadas videoconferências com representantes de todos os estados brasileiros desde o início de março. O objetivo é repassar orientações a respeito da prevenção e dos cuidados sobre o coronavírus no sistema prisional e apresentar as próximas ações do projeto, que consistem na entrega dos materiais da campanha de comunicação e nas intervenções de Teatro-Fórum.

Prevenção do Coronavírus nos presídios federais

O Depen também criou o Procedimento Operacional Padrão de Medidas de Controle e Prevenção do Novo Coronavírus para ser adotado no Sistema Penitenciário Federal. Resumidamente, os procedimentos seguem as orientações do Ministério da Saúde e devem ser seguidos por servidores, colaboradores e terceirizados que trabalham nas Unidades Prisionais Federais. Destacam-se, por exemplo, medidas de higiene pessoal; suspensão de visitas e isolamento de internos em casos em que há suspeita da doença.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Israel: sirenes são acionadas em várias regiões do país após míssil lançado do Iêmen

Últimas Notícias

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões

Brasil

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Porto brasileiro é o maior da América Latina, responsável por 30% em média da corrente comercial do Brasil

Polícia

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Sejusp afirmou que houve erro material ao nomear servidor para cuidar de frota nesta sexta-feira (18)