As visitas nos presídios de continuam normalmente esta semana, conforme a (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Por causa do coronavírus, nesta segunda-feira (16), o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) recomendou a suspensão das visitas nos presídios federais do Brasil.

A Agepen destaca que segue com trabalho de sensibilização aos servidores sobre a propagação do vírus e, além das visitas continuarem em todos as unidades, as escoltas também serão realizadas normalmente. No entanto, a Agência afirma que está em alerta, caso necessária a suspensão. “Se necessário, poderão ser suspensos como forma de prevenção à disseminação do coronavírus”, confirma em nota.

Conforme determinação, o levantamento de insumos de saúde será repassado ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) até esta quarta-feira (18), referente a materiais como álcool em gel, lenços de papel, luvas, máscaras, entre outros, necessários para prevenção contra o Covid-19 no sistema prisional do estado.

Ainda, conforme a nota, já está em andamento ação conjunta entre a Agepen, secretarias municipais e estadual de Saúde para aquisição de insumos e orientações junto às unidades penais da capital e interior. Sobre realização de triagens durante as visitas nas unidades prisionais, a Agepen afirma que ainda define diretrizes para a realização.

Nesta terça-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou em seu twitter que o Poder Executivo Federal está tomando medidas necessárias de prevenção ao coronavírus nos presídios federais.

Covid-19

Mato Grosso do Sul tem 6 casos confirmados de Covid-19, o novo coronavírus. Nesta segunda-feira (16), eram 4 casos. Todos os que testaram positivo para a doença são moradores de – três homens e três mulheres.

Conforme a secretária adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christine Maymone, o Estado conta com 112 da doença e 26 amostras de exames seguem em análise no Lacen (Laboratório Central) em Campo Grande.

Segundo a secretária da SES, o Lacen fez 16 exames para avaliar o coronavírus no no sábado (14), 15 no domingo (15), 10 nesta segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), foram realizados 32 exames. O resultado sai sempre entre 24 a 72 horas.