O youtuber campo-grandense que desafiou autoridades ao passear de carro pelas ruas da cidade durante na noite do último dia 21, e ainda zombou das forças de segurança, tem mais de 40 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o dobro do permitido, resultado de uma série de infrações, dentre as quais desrespeito à sinalização de trânsito e excesso de velocidade. A postura do rapaz custou caro e agora ele vem sendo alvo de investigações.

Valério Azambuja, secretário especial de Segurança e Defesa Social de , informou que a encaminhou à Delegacia-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul ofício pedindo providências quanto à abertura de inquérito policial, bem como solicitou ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) celeridade no processo de cassação da CNH do rapaz. 

“Primeiro, foi encaminhado ofício endereçado ao delegado-geral de Polícia Civil [Marcelo Vargas] noticiando oficialmente crimes de trânsito, corrupção de menores, no caso, um garoto de 13 anos ao volante, além daqueles crimes de avançar sinal vermelho, velocidade acima do permitido e ainda se também verificou que ele já tinha mais de 40 pontos nos últimos seis meses, de infrações”, disse. “Então foi encaminhado ao Detran pedido para acelerar o processo de cassação da habilitação”.

Conforme já noticiado, na noite do último dia 21, um sábado, o rapaz saiu à noite, após horário determinado pelo toque de recolher, conforme decreto publicado pela Prefeitura Municipal como medida de combate à pandemia do (Covid-19), e desafiou autoridades. “Quero ver como que tá a rua”, disse ele nas filmagens. “Vamos de Jetta [automóvel Jetta GLI] porque se por um acaso a polícia seguir nois, a gente tem 400 cavalos na roda pra fugir da polícia (sic)”, afirmou o rapaz que seguiu pelas principais vias do centro da cidade.

“Além de cometer crimes de trânsito graves, no caso específico do toque de recolher, pode incorrer nos crimes de desobediência e desobediência à ordem emanada pelo poder público, além da possibilidade de contaminação em massa”, destacou o secretário.

Aparentemente em alta velocidade, o youtuber passou pelas avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, entre outras. “Diz que vai ter 600 polícias na rua, 100 viaturas”, ironizou. Ele destacou, durante o trajeto, que estava tentando encontrar policiais na rua, mas não conseguiu. “To vendo uns gato pingado na rua, mas não to vendo polícia não (sic)”, complementou. Azambuja explicou que os guardas civis metropolitanos estavam empenhados em fiscalização em vários bairros, motivo pelo qual não se depararam com o rapaz.

Inquérito

O Midiamax noticiou na segunda-feira (13) que a 3ª Delegacia de Polícia Civil da Capital abriu inquérito para investigar a conduta do youtuber.  De acordo com o delegado Ricardo Meireles, o rapaz vai responder inicialmente por desobediência, direção perigosa, incitação ao crime e infração de medida sanitária preventiva, mas pode ser indiciado por outros crimes, como por exemplo, crime contra a saúde pública.

“Vamos analisar as imagens e, dependendo do alcance e teor das declarações, ele pode responder por outros crimes”, explicou o delegado à reportagem, se referindo ao fato de que o rapaz tem seguidores e pode incitar outras pessoas a descumprir as medidas sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. “Ele pode estar incentivando outras pessoas a fazer isso. Pode responder por incitação ao crime, ou até mesmo, indiretamente, por crime contra a saúde pública. Mas vamos adotar todas as providências para que se mantenha a ordem e a paz”, explicou.

Um policial rodoviário federal informou nas redes sociais que protocolou junto ao MPF (Ministério Público Federal) pedido de abertura de processo criminal contra o rapaz que teria sido, supostamente, extrapolado limites de velocidade pelas estradas que cruzam o Estado. No pedido constam ainda relatos de possíveis crimes de descaminho e sonegação de impostos, além das questões referentes a trânsito.