O Exército Paraguaio iniciou na tarde desta quarta-feira (18) o fechamento da seca com o Brasil em Pedro Juan Caballero, na linha internacional com o município sul-mato-grossense de

Ações fazem parte de uma série de medidas adotadas pelo país vizinho, a fim de minimizar risco com a pandemia do Coronavírus (Covid-19). De acordo com o jornal Ponta Porã Notícia, soldados e oficiais fecharam os principais acessos entre os países, mas ainda não houve bloqueio total. 

A previsão é de que a partir da sexta-feira, não seja permitido a circulação de veículos entre as duas cidades. A recomendação é que seja consultada a Direção Geral de Migração do , localizada no prédio em frente ao Shopping China.

Durante coletiva de imprensa no início da tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), juntamente com o presidente Jair Bolsonaro e todos os ministros, o ministro da Justiça e Sérgio Moro informou que estava em avaliação o fechamento das fronteiras.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, garantiu que a Marinha, o Exército e a Força Aérea estarão à disposição da sociedade brasileira no enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). 

“Isso que está acontecendo é uma guerra. O inimigo é invisível, feroz e dedicado na ação. Quando tem uma guerra, os brasileiros podem contar com as Forças Armadas. Em todos os momentos delicados e importantes do Brasil, as Forças Armadas estiveram ao lado da nossa população e isso será feito mais de uma vez – afirmou.

No entanto, a equipe de reportagem entrou em contato com o CMO (Comando Militar do Oeste), com sede em Campo Grande, com a assessoria de imprensa Superintendência Regional da Polícia Federal e com a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul, mas não obteve retorno.

Bolívia

A Bolívia também anunciou que fechará a fronteira com o Brasil, acatando as medidas tomadas pelo Governo, para prevenção do novo coronavírus. O país declarou situação de emergência no dia 12 de março e já tem 12 casos confirmados da doença. A fronteira entre as cidades de Puerto Suárez e Puerto Quijarro com , a 444 quilômetros de Campo Grande, será fechada a partir desta sexta-feira (20).

A decisão de fechamento das fronteiras segue até o dia 31 de março e foi tomada durante reunião nesta quarta-feira (18), conforme também recomendação das medidas de prevenção adotadas pelo governo boliviano. Estrangeiros serão proibidos de entrar na Bolívia, que já está em quarentena e com fiscalização reforçada por policiais e Forças Armadas.

Entre as medidas, durante a quarentena, repartições públicas trabalham até às 13h e o comércio ficará aberto até às 15h. A partir das 17h, não é permitida a circulação de veículos e pedestres nas ruas do país, até às 5h do dia seguinte.

O comandante da polícia boliviana relatou ao Diário Corumbaense que só será permitido o ingresso de bolivianos que transitarem entre os dois países. “Irão ingressar, mas seguindo os protocolos e procedimentos de saúde referentes à prevenção ao coronavírus”, afirmou. Decreto do governo boliviano também suspende voos internacionais, de viagens terrestres interdepartamentais ou interprovinciais.

O país já tem 12 casos confirmados do novo coronavírus. Na região de fronteira com Corumbá, nenhum caso suspeito foi registrado até agora.