Desde quinta-feira (19), presos do regime de algumas cidades do interior de passaram a ser liberados para regime domiciliar com uso de . A decisão judicial também é adotada para detentos do regime aberto.

O presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul, Aud Chaves, confirmou a informação ao Midiamax. A princípio, nas cidades de Naviraí e Paranaíba os presos do Semiaberto já estariam ‘de mudança' para casa, onde cumprirão regime domiciliar.

Conforme o diretor-presidente, a medida temporária acontece gradativamente, mas deve ser tomada em todo o Estado. Fica a critério dos juízes de execução quais presos poderão cumprir regime domiciliar e quais ficam restritos à decisão. A medida começou a ser tomada como forma de prevenção do contágio ao Covid-19 (coronavírus).

Para os que estão inclusos nos grupos de riscos, como idosos com doenças crônicas, é praticamente certa a liberação para regime domiciliar. Sobre a quantidade de tornozeleiras disponíveis no Estado, não há ainda informação de números. Também ainda não há uma decisão sobre os detentos que cumprem pena nestes regimes em .

Para os presos do regime fechado, decisões como suspensão das visitas e uma orientação para diminuição da visita dos advogados já foi publicada.