Pular para o conteúdo
Polícia

Chefe do Gaeco agradece comandante por ‘parceria’ no combate à corrupção dentro da PM de MS

Por meio de ofício de congratulação, a promotora de Justiça Cristiano Mourão Leal Santos, coordenadora do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público Estadual), agradeceu ao coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, pela parceria institucional que resultou na prisão de servidores corrupto...
Arquivo -

Por meio de ofício de congratulação, a promotora de Justiça Cristiano Mourão Leal Santos, coordenadora do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao ), do Ministério Público Estadual), agradeceu ao coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, pela parceria institucional que resultou na prisão de servidores corruptos ligados ao tráfico e contrabando.

Aos 56 anos, Acosta seguirá para a reserva pelo tempo de serviço. “Ao tempo em que lhe cumprimento, venho através do presente [ofício] apresentar nossos sinceros agradecimentos em razão da parceria celebrada entre o Gaeco e o Comando-Geral da Polícia Militar durante a gestão de vossa Senhoria. Inúmeros trabalhos foram desenvolvidos em razão dessa sempre respeitosa parceira, o que propiciou o efetivo combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul, mesmo em investigações que tivessem como foco ação contra membros da própria instituição Polícia Militar”, disse a promotora.

O coronel Marcos Paulo Gimenez, de 46 anos, que estava no DOF (Departamento de Operações de ) e já passou pelo Batalhão de Choque, assume o comando em cerimônia que deve ocorrer nesta sexta-feira. “Desejamos paz e prosperidade no percurso de novos caminhos que se iniciam neste momento, deixando-lhe a certeza de sempre poder contar conosco”, finalizou a coordenadora do Gaeco.

Parceria

Gaeco e PM atuaram em conjunto em diversas ações, mas uma das mais emblemática delas foi a Operação Oiketicus, deflagrada em maio de 2018, para desarticular esquema de contrabando de cigarro que contava com a participação de policiais militares. O trabalho teve início em abril de 2017, quando a corregedoria da Polícia Militar denunciou sobre determinada “rede de policiais, maioria da fronteira, envolvidos em crime de corrupção e organização criminosa“. A situação foi confirmada pelos promotores que verificaram a associação de militares, de diferentes patentes e regiões do Estado, para facilitar o contrabando.

Segundo investigação, os policiais recebiam dinheiro em troca de facilitação, inclusive ao prestarem informações aos contrabandistas. Em algumas situações, as fiscalizações sequer eram feitas e as cargas de cigarro contrabandeado “passavam batido”.

Operação

A megaoperação contou com a participação de cerca 125 policiais militares e nove promotores de Justiça. Os mandados tiveram como alvo residências e locais de trabalhos dos investigados, distribuídos nos municípios de Campo Grande, Dourados, Jardim, Bela Vista, Bonito, Naviraí, Maracaju, Três Lagoas, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Andradina, Boqueirão, , Guia Lopes, e Corumbá.

Todas as cidades fazem parte da chamada ‘rota cigarreira’, que integra rodovias, estradas e cabriteiras usadas para transportar cigarros produzidos no Paraguai e vendidos ilegalmente nas ruas de cidades brasileiras a preços bem menores que os oficiais, por não pagar impostos.

29 policiais foram presos na ocasião, julgados e condenados posteriormente. No entanto, na última sexta-feira (15), sete oficiais da PM foram presos durante a deflagração da Operação Avalanche feita pelo Gaeco, como desdobramento da Oiketicus. A operação cumpriu mandados em de Campo Grande, Coxim, Sidrolândia, Naviraí, Aquidauana e Dourados.

Foram presos durante a operação: tenente-coronel Kleber Haddad Lane, tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, tenente-coronel Wesley Freire de Araújo, do tenente-coronel Carlos da Silva, do major Luiz César de Souza Herculano, tenente-coronel Erivaldo José Duarte, e tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vamos vacinar!

Pesquisa mostra que faltam equipes completas 24 horas em maternidades

VÍDEO: ônibus transita normalmente com porta danificada aberta

Anatel e Ancine vão atuar para combater pirataria de filmes e séries

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Jovem vítima de acidente morre após ficar internado dois dias em UTI

Últimas Notícias

Polícia

‘Eu te mato’: Mulher é enforcada e ameaçada pelo companheiro no meio da rua

Homem foi solto da prisão há uma semana por violência doméstica e preso novamente na noite dessa sexta-feira (16)

Trânsito

Motorista de ônibus foge após atropelar e matar ciclista venezuelano na BR-163

Socorristas do Samu e da CCR MS Vias foram acionados, mas a vítima morreu antes de ser atendida

Polícia

Indígena é esfaqueado na barriga pelo primo que alega ter sido ameaçado

Crime aconteceu na Aldeia Jaguapiru, Reserva Federal de Dourados

Sérgio Cruz - O dia na história

1952 – Aberta a I Exposição Agro-Industrial de Dourados

É inaugurada em 17 de maio de 1952 a I Exposição Agro-Industrial de Dourados