Policiais militares ambientais de Campo Grande autuaram um assentado por por exploração ilegal de madeira em área protegida em , nesta quinta-feira (23). Policiais realizavam nesta quinta-feira (23) no assentamento Santa Mônica, localizado no município de Terenos e ouviram barulho de motosserra na área de reserva legal coletiva do Assentamento.

Como os Policiais costumam prender assentados cometendo de exploração de madeira nessas áreas, a equipe escondeu a viatura e seguiu o barulho. Quando chegavam próximo, perceberam o cessar do som da motosserra.

Ao chegar ao local encontraram um assentado em uma carroça. Ao abordá-lo, localizaram uma motosserra, ainda quente devido ao uso, escondida na mata próxima. O homem negou ser proprietário da máquina e nem informou de quem seria, porém afirmou que levaria a madeira na carroça em várias viagens, conforme as árvores fossem desdobradas em tábuas e vigas. A motosserra foi apreendida.

No local foram verificadas 15 árvores derrubadas e algumas toras, vigas e tábuas, que foram apreendidas. A madeira proveniente de algumas árvores já havia sido levada, sobrando somente os tocos e galhadas. A equipe acredita que o assentado era o autor da derrubada e dono da motosserra, até porque já fora autuado anteriormente pelo mesmo crime.

O infrator (44), residente no assentamento, foi autuado administrativamente e multado em R$ 11.000,00, por exploração de madeira ilegalmente em área protegida por lei. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de reclusão. (Informações da assessoria)