Pular para o conteúdo
Polícia

Após criança de MS ser chamada no ‘desafio do Pateta’, polícia orienta pais a manterem diálogo

Após uma criança ser chamada no ‘desafio do Pateta’, que incita ao suicídio, a Polícia Civil em Mato Grosso do Sul alerta: a melhor forma de evitar que o crime aconteça é o diálogo entre pais e filhos. Isso porque a menina já havia sido orientada pela mãe sobre o personagem e ao receber uma […]
Arquivo -

Após uma criança ser chamada no ‘desafio do Pateta’, que incita ao suicídio, a Polícia Civil em alerta: a melhor forma de evitar que o crime aconteça é o diálogo entre pais e filhos. Isso porque a menina já havia sido orientada pela mãe sobre o personagem e ao receber uma mensagem suspeita no último domingo (28), ela avisou os pais.

De acordo com a titular da (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Marília de Brito Martins, com a pandemia e as aulas suspensas, as crianças e adolescentes estão mais na internet. “Estão mais na televisão, nas redes sociais, jogos, salas de bate papo”, disse. “Por isso o principal método para evitar que o crime ocorra, é o diálogo”, destaca a delegada.

Marília explica que, mesmo sendo difícil controlar o que as crianças e adolescentes estão fazendo, os pais devem chegar em casa e saber como foi o dia do filho, fazer questionamentos. “Devem chegar em casa e perguntar se algo ruim ou bom aconteceu, se algo está incomodando”, alerta. “Os pais também devem ensinar que a internet é um ambiente que tem muitas coisas boas, mas tem elementos ruins, como pessoas que podem se aproveitar de dados, de fotos e tentar aliciar a criança ou adolescente”, complementa.

Sobre o caso de , a 143 quilômetros de , a delegada afirmou que o crime não ocorreu pelo trabalho preventivo feito pelo estado, sociedade e a família. “O fato dessa criança sequer ter sido vítima de crime, já é um ponto positivo de que a família e o estado estão alertas no sentido de evitar esse tipo de ocorrência no ambiente da internet”.

A delegada afirma que, como a criança avisou aos pais sobre a mensagem e não houve crime, não há a necessidade do registro de ocorrência. “Muitas vezes o ato de um perfil desconhecido dizer um ‘olá’, ‘tudo bem’, não é suficiente para um registro de ocorrência”.

No entanto, Marília também alerta que os Patetas mudam cotidianamente. “A criança pode ser abordada por qualquer pessoa, em qualquer época, que também podem se valer da imagem do pateta para cometer crimes”, frisa.

Caso de Aquidauana

A mãe de uma criança de 11 anos passou por um susto após a filha receber mensagem de um homem vestido de Pateta no último domingo (28). A conversa não teria se prolongado, pois a criança já havia sido instruída pelos pais e avisou assim que recebeu a mensagem. A Polícia Civil de MS já havia recebido alerta sobre o caso do Pateta, personagem usado na internet para incitar crianças ao suicídio.

O suposto autor da mensagem se identificou pelo Instagran como JhonatanGaliindo2016 e começou a conversa com um Hola, “Olá”, em espanhol, o que pode indicar que o criador do perfil não seja do Brasil. As primeiras investigações afirmam que o desafio do Homem Pateta teria sido criado no México.

Desafio do Pateta sucede ‘baleia e momo’ na internet

Casos assim já foram registrados no Estado, quando do desafio da ‘Baleia Azul’, que teve origem na , onde eram distribuídos desafios em um grupo secreto onde os contatos eram iniciados pelo Facebook.

Entre os desafios estavam provas mórbidas que de certa forma preparam os participantes para o suicídio. Os casos foram registrados em 2017.

Em 2018, caso semelhante foi registrado, ‘Boneca Momo’ uma figura medonha, de olhos esbugalhados e parecida com uma mulher pássaro. Na corrente, alguém se passa pelo personagem e lança um jogo com desafios perigosos, como o sufocamento e enforcamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Afetado por tarifaço, real tem em julho o pior desempenho mensal do ano

VÍDEO: Brinquedo radical quebra e deixa mais de 20 pessoas feridas na Arábia Saudita

Com escassez de chuvas, três rios de MS entram em nível de estiagem

Horta Geométrica une sustentabilidade e ensino da matemática em escola de Dourados

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

padilha ministro

Ministro da Saúde deve entregar Samu indígena e acelerador linear do Hospital do Câncer em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com obra finalizada, trecho da BR-163 incendiado é liberado em Campo Grande

O sistema de drenagem no trecho foi reconstruído com a instalação de duas novas redes de 20 metros de tubos de concreto

Política

Alcolumbre considera soberania do Brasil inegociável e busca confiança mútua com EUA

Dois senadores de MS fazem parte da Comissão Temporária Externa do Senado

Polícia

Assassino que matou ex-amante da mulher vira réu em Campo Grande

Leonardo foi assassinado a facadas na madrugada do dia 21 deste mês e o réu foi preso horas depois

Política

‘Fake news’: prefeito de MS tema de música alega perseguição e nega descaso na saúde

Prefeito e secretária de saúde de Chapadão do Sul viraram tema de música que viralizou em grupo de conversas