Pular para o conteúdo
Polícia

Além de PM que matou serviço em festa, major envolvido na Máfia dos Cigarreiros também é promovido

Publicado no Diário Oficial do Estado, o policial militar Luiz Cesar Souza Herculano foi promovido a tenente coronel.
Arquivo -

Além do policial militar Nilson Fernandes Sena Junior, preso em 27 de junho e denunciado por matar serviço para ir à uma festa, o major Luiz Cesar Souza Herculano também foi promovido ao posto de tenente coronel. Ele é acusado de participar da máfia dos cigarreiros. A promoção de ambos, por antiguidade, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira (14).

O agora tenente coronel teve liberdade concedida no dia 16 de outubro pelo Conselho Especial de Justiça, após ter sido preso durante a Operação Avalanche, desdobramento da Operação Oiketicus, do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra a ‘Máfia dos Cigarreiros’, em maio deste ano, na qual apontou que policiais militares davam suporte ao contrabando de cigarros vindos do Paraguai em troca de propina.

Máfia dos Cigarreiros

Na primeira fase da Operação Oiketicus haviam sido presos 29 policiais, denunciados por passiva e organização criminosa. Junto a Luiz Cesar ganharam liberdade o coronel Kleber Haddad Lane, tenente-coronel Carlos da Silva, tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni tenente-coronel Wesley Freire de Araújo, o tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima, além do ex-comandante do DOF (Departamento de Operações da Fronteira) Kleber Haddad Lane.

As investigações iniciaram em abril de 2017 e apontaram que policiais militares de Mato Grosso do Sul davam suporte ao contrabando, mediante pagamento sistemático de propina, interferindo na de caminhões de cigarros, para que não ocorressem apreensões de cargas e veículos. De acordo com a denúncia, os cigarreiros agiam associados desde o início de 2015, estruturalmente ordenados e com divisão de tarefas.

Além disso, as atividades eram desenvolvidas em dois grandes núcleos. O primeiro núcleo compreendia a região de Bela Vista, Jardim, Guia Lopes da Laguna, e ; ao passo que o segundo Maracaju, Dourados, Naviraí, , Iguatemi, Japorã e Eldorado.

Foi denominada como Avalanche a segunda fase da Operação Oiketicus. Na última ação, ocorrida em 15 de maio, foram cumpridos mandados em Campo Grande, Coxim, Sidrolândia, Naviraí, Aquidauana e Dourados. Todos os alvos da operação, que resultou em sete prisões,tinham bom trânsito político, salários mensais na faixa dos R$ 20 mil e posições de comando na Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Atacante holandês tentou uma cavadinha em cobrança de pênalti quando o placar ainda não havia sido aberto, mas acabou defendido pelo ex-goleiro corinthiano Walter

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha