Pular para o conteúdo
Polícia

Agepen e Saúde ampliam medidas para barrar Covid-19 com testagem molecular em presídios

Para barrar o contágio pelo novo coronavírus dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul, a Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) iniciou esta semana, com apoio das secretarias de saúde, municipal e estadual, estratégia de testagem molecular em reeducandos e servidores. A estratégia de testagem faz parte de protocolo de contingência […]
Arquivo -

Para barrar o contágio pelo novo coronavírus dentro das unidades penais de , a -MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) iniciou esta semana, com apoio das secretarias de saúde, municipal e estadual, estratégia de testagem molecular em reeducandos e servidores.

A estratégia de testagem faz parte de protocolo de contingência da Covid-19 no Sistema Prisional do Coem (Centro de Operações de Emergência) e começou no IPCG (Instituto Penal de ) com o treinamento da equipe de saúde do presídio e das unidades do Complexo Penitenciário do Noroeste por membros do Comitê de Operações de Emergência da Covid-19 (COE) da SES e da Secretaria de Saúde de Campo Grande (), por meio da Unidade de Resposta Rápida.

As medidas estão em consonância com o Plano de Contingência da Agepen, que prevê as ações de baixa complexidade relacionadas à atenção primária de saúde que atua no sistema prisional.

Conforme a médica infectologista do COE Estadual, Mariana Croda, a ideia é incrementar as ações já desenvolvidas com técnicas de média e alta complexidade e fazer a vigilância virológica ativa dentro das unidades penais de todo o estado. “Para isso, iniciaremos a coleta do exame padrão ouro – como é conhecido o teste por biologia molecular – o qual detecta a presença do vírus em secreção nasal, nos primeiros sete dias de sintomas, evitando assim, a proliferação da doença”, informou.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, todos os esforços são importantes para evitar a entrada do vírus. “O objetivo da ampliação da testagem e as ações de isolamento é identificar precocemente os sintomáticos, testar em massa a população exposta, conseguir isolar os casos positivos dos demais internos para evitar a propagação do surto”, explica Resende.

A partir do desenvolvimento do projeto piloto, será possível avaliar as necessidades e identificar as estruturas disponíveis. Posteriormente será feito o treinamento das equipes de saúde dos presídios do Complexo Penitenciário da capital e disponibilizados vídeos instrutivos. A ideia é estender a experiência a todas as unidades penais do estado.

Até o momento estavam sendo realizados apenas os testes rápidos, coletados por meio do sangue, o qual detecta o vírus a partir do oitavo dia de sintomas, além da triagem dos ingressos dos novos internos. A partir de agora, serão ampliadas as estratégias de testagem, para o teste mais sensível – molecular.

Considerado de alta complexidade, o teste molecular é feito através do swab (cotonete) e realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), considerado ideal para a contingência e controle do surto quando necessário.

Para isso, o protocolo prevê a capacitação de toda a saúde prisional, para que esteja apta em medidas de vigilância epidemiológica, controle de surto e principalmente a coleta do material em consonância com as ações de saúde do município.

As unidades prisionais que não possuem setor de saúde próprio estarão alinhadas e contarão com apoio da vigilância epidemiológica do município, que também é responsável pela contingência da pandemia no sistema prisional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Incêndio atinge antigo aterro sanitário do Jardim Noroeste e fumaça é vista a quilômetros de distância

Ginásio Guanandizão sedia etapa da Superliga C de vôlei a partir de domingo

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

hemosul

Hemosul muda horário de atendimento aos sábados a partir de agosto; confira

Últimas Notícias

Economia

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Decreto de 50% assinado e sanções ao ministro do ST, Alexandre de Moraes, influenciaram na queda da moeda brasileira

Polícia

Perícia encontrou faca entortada em casa de idoso morto pelo filho ‘coach’

Idoso foi assassinado há pouco mais de um mês no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian; filho continua preso

Brasil

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Prefeito afirmou que ação era para testar políticas públicas do município

Política

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Deputado federal bolsonarista de Mato Grosso do Sul crítica governo Lula nas negociações com os Estados Unidos