Nesta terça-feira (12), a deflagrou a Operação Pteridófita, para desarticular quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas que, a partir da em , recebia drogas do Paraguai e enviava para o . Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, com base em investigações conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em , a 346 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado, a investigação teve início depois que dois suspeitos foram presos em dezembro de  2017, transportando 412 quilos de maconha a caminho de Samambaia (DF), cidade-satélite. A partir da prisão deles, foi possível identificar organização que tinha sede no Distrito Federal e solicitava despacho das cargas que partiam do território sul-mato-grossense.

A droga era comprada em cidades paraguaias como Capitán Bado e , respectivamente localizadas na linha internacional com Coronel Sapucaia e Ponta Porã. Os suspeitos presos durante a operação nesta terça-feira são investigados por tráfico internacional, além de terem antecedentes criminais por diversos crimes, tais como associação para o tráfico, homicídio, , porte ilegal de arma e moeda falsa. 

No Distrito Federal, o bando distribuía as drogas para cidades-satélite de Samambaia Norte e Recanto das Emas. A deflagração contou com a participação de 10 Policiais Federais, sendo que recebeu o nome em razão de Samambaia, nome da cidade-satélite à qual a droga se destinava, ser uma planta do grupo das Pteridófitas.