Pular para o conteúdo
Polícia

Vítima de ‘stalking’, radialista de MS consegue medida na Justiça contra perseguidor

Há mais de dois anos, a radialista Verlinda Robles, de Nova Andradina, vivia uma perseguição incontrolada por parte de um homem. Essa situação pode mudar após a radialista conseguir na Justiça uma medida cautelar que impede o suposto apaixonado de procurá-la. O ‘stalking’, o mesmo que perseguidor, é um assédio persistente, algo que ainda não […]
Arquivo -

Há mais de dois anos, a radialista Verlinda Robles, de , vivia uma perseguição incontrolada por parte de um homem. Essa situação pode mudar após a radialista conseguir na Justiça uma medida cautelar que impede o suposto apaixonado de procurá-la.

O ‘stalking’, o mesmo que perseguidor, é um assédio persistente, algo que ainda não tem punição no Brasil, mas que já é tema de projeto de lei para se tornar crime.

Conforme Verlinda, o assédio começou há cerca de dois anos e se tornou público após ela postar a história em sua conta no Facebook, como forma de se proteger. “Estou sofrendo uma perseguição e perturbação há mais de 2 anos. Essa pessoa mora em eu nunca tive nada, nadica de nada e nunca dei a menor esperança mesmo porque nada nessa pessoa me atrai nem a amizade (sic)”.

Segundo ela, além de ligações incomodas de vários números diferentes, quando ela viajava para Costa Rica o homem mandava presentes e dinheiro. “(…) Como se eu me vendesse mas quem conhece essa história sabe que tudo, tudinho eu sempre mandava devolver ainda embrulhado, nunca fiquei com nada”, relatou a mulher.

Até em uma viagem internacional que Verlinda chegou a fazer, o ‘apaixonado’ a atormentava. “Eu estava na Inglaterra e esse ser me atormentando mesmo sabendo que não queria e não quero nada com ele. Agora estou aqui em Nova Andradina e ele já me descobriu e começou a ligar, perturbando inclusive meus colegas de trabalho”, conta a radialista.

A gota d’água para Verlinda foi quando ela tentou pagar a conta do celular. “Fui pegar minha conta pelo site da empresa, alguém pagou e alterou o endereço da minha conta e advinha o endereço que foi mudado? eu estou horrorizada, nervosa e com medo desse psicopata”, detalha. A mulher conta que o stalking se diz um apaixonado e fala que Deus a pôs na vida dele.

A vítima registrou o primeiro boletim de ocorrência no dia 25 de janeiro deste ano, após descobrir as faturas pagas e a mudança de endereço. Mas, no dia 6 de fevereiro, retornou na delegacia, data em que a polícia pediu à Justiça, a medida cautelar.

O pedido foi aceito e o documento enviado 15 dias depois do segundo boletim de ocorrência. Segundo a determinação, o homem deve se manter a 200 metros de distância da vítima, também está proibido de entrar em contato com ela, seja por telefone ou correspondência.

Conforme as informações, o ‘apaixonado’ mora em Costa Rica. Ele afirma que ela seria ‘enviada por Deus’ à ele e que, deveria aceitar os presentes.

Perseguição é crime

A delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) Joilce Ramos, informou ao Jornal Midiamax que qualquer mulher que se sentir ameaçada, ou sofrer algum tipo de assédio, pode registrar boletim de ocorrência de perturbação da tranquilidade.

Segundo a titular, é um crime de menor potencial, mas que cabe medida protetiva. “O juiz irá analisar e cabe medida protetiva caso ele julgue necessário”, informou Joilce. A pena para perturbação da tranquilidade é de até seis meses de prisão.

Projeto de lei

O projeto 1020/2019, de autoria do deputado Fabio Trad, torna crime na lei brasileira algo que já é punido em outros países, o “stalking”, assédio obsessivo ou insidioso. Conforme o parlamentar, a prática de stalking é antiga, parece algo inofensivo, mas pode se tornar grave ou perigoso.

O texto do projeto propõe multa e pena de reclusão, de dois a quatro anos, em casos de assédio de forma reiterada com invasão, limitação ou perturbação da esfera de liberdade ou privacidade de alguém de modo a infundir medo de morte, de lesão física ou sofrimento emocional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional