Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Piloto sequestrado diz que desligou comunicação para evitar rastreamento

O piloto sequestrado Edmur Guimara Bernardes, 77, supostamente sequestrado na manhã de terça-feira (18) em Paranaíba, a 407 quilômetros da Capital, e encontrado em um aeroporto de Cáceres, no Mato Grosso, disse em entrevista que foi obrigado a desligar o transponder da aeronave para não ser rastreado e não manter comunicação com ninguém avisando que estaria […]
Arquivo -

O piloto sequestrado Edmur Guimara Bernardes, 77, supostamente sequestrado na manhã de terça-feira (18) em , a 407 quilômetros da Capital, e encontrado em um aeroporto de Cáceres, no Mato Grosso, disse em entrevista que foi obrigado a desligar o transponder da aeronave para não ser rastreado e não manter comunicação com ninguém avisando que estaria sendo levado por bandidos.

Edmur disse em entrevista ao site Destak Agora que na manhã do sequestro, dia 18, dois homens chegaram a sua casa afirmando serem Policiais Civis e que queriam revistar a sua residência para ver se não encontravam armas ou pessoas no imóvel.

Quando entraram na casa do piloto, os homens afirmaram que queriam o avião para resgatar um companheiro na Bolívia. A todo o momento, Edmur disse que tinha uma pistola apontada para a sua cabeça. A vítima foi obrigada a levar os bandidos até uma fazenda, que foi invadida pelos autores, que fizeram o gerente e os moradores reféns até a chegada e partida do avião, no Paraguai.

Edmur ainda disse que durante o trajeto até a fazenda no Paraguai foi obrigado a desligar o transponder para não ser rastreado e nem manter comunicação com ninguém. O piloto ainda disse que teria sido obrigado pelos membros da facção a voar a 3.500 pés para não ser visto. “Eles sabiam como funcionava o avião e entendiam sobre aviação”, disse Edmur.

Ainda segundo a entrevista dada pelo piloto o membro da facção foi resgatado na Bolívia, onde ele foi obrigado a pousar em uma pista clandestina. Depois do resgate, os membros da facção começaram a se desentender sobre a nova rota traçada. Eles teriam deixado Edmur sozinho na aeronave levando as chaves do hangar acreditando ser do avião.

Foi neste momento que o piloto fugiu e ligando novamente o transponder do avião conseguiu comunicação com Cáceres, no Mato Grosso, onde pousou e prestou depoimento ao delegado da cidade. Ele disse que não ficou com medo de morrer, já que os bandidos afirmaram que não iriam fazer nada com ele.

Roubo e sequestro

Bandidos invadiram o hangar para roubar um avião da marca Cessna 182 skylane, prefixo PR-NAL. O avião pertence a um empresário do ramo de automóveis em Paranaíba. Os bandidos renderam o segurança e o prenderam dentro de um quarto. Em seguida, mandaram que o piloto Edmur entrasse no avião, que tem capacidade para quatro passageiros, para pilotar a aeronave.

Edmur já teve envolvimento em casos de tráfico de drogas e contrabando. Em um dos casos mais antigos, foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2000. A prisão aconteceu após a PF apreender 138 quilos de cocaína em um hangar, em Paranaíba. A droga pertencia a um pecuarista e seria transferida de um avião para o fundo falso de um caminhão. Na época, os suspeitos tentaram dizer que transportavam hormônios bovinos. Edmur era um dos responsáveis pelo descarregamento da droga em Paranaíba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Casal de MS é preso com mais de 60 quilos de maconha que seria entregue em casa de prostituição em SP

Últimas Notícias

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero

Brasil

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

"O Pix tem nome: Jair Bolsonaro", disse o ex-presidente