Sefaz e Sejusp se desmentem sobre falha em sistema de ocorrências

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) se divergem nas informações sobre o ‘apagão’ digital que atinge toda a segurança pública de Mato Grosso do Sul, que estariam ocorrendo desde esta quarta-feira (10). Com essa falha, a população não consegue fazer o registro nas delegacias, […]

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Sefaz divulgou tabelas de receita corrente líquida.(Foto: Divulgação)
Sefaz divulgou tabelas de receita corrente líquida.(Foto: Divulgação)

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) se divergem nas informações sobre o ‘apagão’ digital que atinge toda a segurança pública de Mato Grosso do Sul, que estariam ocorrendo desde esta quarta-feira (10). Com essa falha, a população não consegue fazer o registro nas delegacias, que estão apenas, fazendo registro de flagrantes e crimes como, estupros e homicídios.

Segundo nota enviada por e-mail para a reportagem, a Sejusp informou que não tem data para que o sistema de ocorrências volte ao normal. “A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informa que já está adotando as medidas necessárias para resolver o problema do Sigo no menor espaço de tempo possível”.

No entanto, a Sefaz encaminhou ofício no qual relata que foi realizada manutenção de segurança nos acessos remotos para garantir agilidade e segurança no tráfego de rede, sendo que o sistema foi restabelecido desde as 12h15 desta quinta-feira (11).

O Jornal Midiamax tentou e não conseguiu acesso ao sistema. A reportagem também conversou com o diretor da empresa desenvolvedora do SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), que fornece o produto e a manutenção dos dados para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Adriano Chiapara informou que o sistema ainda não voltou a normalidade.

O ‘apagão’ digital que atinge toda a segurança pública de MS, deixando policiais e delegacias sem acesso ao SIGO, ou seja, sem acesso aos boletins de ocorrências, seria consequência de um ‘corte’ na conexão segura entre a SGI (Superintendência de Gestão da Informação) e a empresa CompNet, que recebe R$ 505 mil mensais pela manutenção do sistema.

A CompNet detém o contrato milionário de desenvolvimento e manutenção do sistema desde 2001, e tem ainda mais dois anos de contratação fechada com o Governo Estadual. Servidores ligados à Sejusp entraram em contato com a reportagem, denunciando que o problema seria fruto de suposto ‘desacordo’ comercial entre empresários e gestores públicos.

O empresário revelou ainda que já notificou o Governo com ofícios sobre a quebra da conexão segura que inviabiliza a continuidade dos serviços. “O sistema é atualizado de cinco a seis vezes por dia. Sem essa conexão segura, não tenho como manter o Sigo, com a possibilidade de vazamento de informações”, explicou Adriano.

Segundo Chiapara, a empresa teria enfrentado dificuldades até para notificar o superintendente da SGI, Alessandro Menezes. O servidor, teria supostamente se recusado a receber a notificação dos problemas no sistema.

Extraoficialmente, servidores admitem que em casos mais simples, como extravios, roubos ou  furtos, a população está sendo orientada a voltar depois para fazer o registro do crime.

 

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