Pular para o conteúdo
Polícia

Sefaz e Sejusp se desmentem sobre falha em sistema de ocorrências

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) se divergem nas informações sobre o ‘apagão’ digital que atinge toda a segurança pública de Mato Grosso do Sul, que estariam ocorrendo desde esta quarta-feira (10). Com essa falha, a população não consegue fazer o registro nas delegacias, […]
Arquivo -
Sefaz divulgou tabelas de receita corrente líquida.(Foto: Divulgação)
Sefaz divulgou tabelas de receita corrente líquida.(Foto: Divulgação)

A (Secretaria de Estado de Justiça e ) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) se divergem nas informações sobre o ‘apagão’ digital que atinge toda a segurança pública de Mato Grosso do Sul, que estariam ocorrendo desde esta quarta-feira (10). Com essa falha, a população não consegue fazer o registro nas delegacias, que estão apenas, fazendo registro de flagrantes e crimes como, estupros e homicídios.

Segundo nota enviada por e-mail para a reportagem, a Sejusp informou que não tem data para que o sistema de ocorrências volte ao normal. “A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informa que já está adotando as medidas necessárias para resolver o problema do Sigo no menor espaço de tempo possível”.

No entanto, a Sefaz encaminhou ofício no qual relata que foi realizada manutenção de segurança nos acessos remotos para garantir agilidade e segurança no tráfego de rede, sendo que o sistema foi restabelecido desde as 12h15 desta quinta-feira (11).

O Jornal Midiamax tentou e não conseguiu acesso ao sistema. A reportagem também conversou com o diretor da empresa desenvolvedora do SIGO (Sistema Integrado de Gestão Operacional), que fornece o produto e a manutenção dos dados para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Adriano Chiapara informou que o sistema ainda não voltou a normalidade.

O ‘apagão’ digital que atinge toda a segurança pública de MS, deixando policiais e delegacias sem acesso ao SIGO, ou seja, sem acesso aos boletins de ocorrências, seria consequência de um ‘corte’ na conexão segura entre a SGI (Superintendência de Gestão da Informação) e a empresa CompNet, que recebe R$ 505 mil mensais pela manutenção do sistema.

A CompNet detém o contrato milionário de desenvolvimento e manutenção do sistema desde 2001, e tem ainda mais dois anos de contratação fechada com o Governo Estadual. Servidores ligados à Sejusp entraram em contato com a reportagem, denunciando que o problema seria fruto de suposto ‘desacordo’ comercial entre empresários e gestores públicos.

O empresário revelou ainda que já notificou o Governo com ofícios sobre a quebra da conexão segura que inviabiliza a continuidade dos serviços. “O sistema é atualizado de cinco a seis vezes por dia. Sem essa conexão segura, não tenho como manter o Sigo, com a possibilidade de vazamento de informações”, explicou Adriano.

Segundo Chiapara, a empresa teria enfrentado dificuldades até para notificar o superintendente da SGI, Alessandro Menezes. O servidor, teria supostamente se recusado a receber a notificação dos problemas no sistema.

Extraoficialmente, servidores admitem que em casos mais simples, como extravios, roubos ou  furtos, a população está sendo orientada a voltar depois para fazer o registro do crime.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Últimas Notícias

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês

Polícia

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

Foram resgatados 13 filhotes de cachorro