Pular para o conteúdo
Polícia

Raul Freixes deve ficar em delegacia de Campo Grande até decisão da Justiça

O ex-prefeito de Aquidauana, Raul Freixes deve ficar na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) até a Justiça autorizar que ele seja encaminhado ao presídio, em Campo Grande ou Aquidauana. Freixes foi levado para a 3ª Delegacia de Polícia Civil da Capital após ser preso na segunda-feira (11) acusado de corrupção. Ele passou por […]
Arquivo -

O de , Raul Freixes deve ficar na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) até a Justiça autorizar que ele seja encaminhado ao presídio, em ou Aquidauana.

Freixes foi levado para a 3ª Delegacia de Polícia Civil da Capital após ser preso na segunda-feira (11) acusado de . Ele passou por exames de corpo de delito nesta quarta-feira (13).

O mandado de prisão foi expedido pela comarca de Aquidauana e o ex-prefeito deverá aguardar a decisão do juiz em uma das celas da Derf, para saber onde cumprirá a pena de 11 anos de prisão.

Prisão e crime

Raul chegou a passar mal durante a prisão e foi encaminhado para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde passou por atendimento médico. Também foi preso Carlos Augusto Paim Mendes, em Aquidauana.

A prisão é devido a uma ação penal movida pelo Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Aquidauana, contra Raul Martines Freixes e Carlos Augusto Paim Mendes, quando exerciam, respectivamente, os cargos de prefeito e secretário de fazenda e administração do Município.

Investigações descobriram que faltando pouco mais de um mês para o fim de seu mandato de prefeito, Raul Martines Freixes apropriou-se de R$ 100 mil em verba pública do município. Ele preencheu um cheque da prefeitura e determinou que uma funcionária municipal fosse ao banco, descontasse o valor do cheque e lhe entregasse o valor, o que efetivamente foi feito.

No dia 20 de dezembro de 2000, poucos dias antes do encerramento de seu mandato, Raul Freixes apropriou-se de R$ 14.958,32 em verba pública. Desta vez, ele, e o então, secretário de fazenda e administração Carlos Augusto Paim confeccionaram uma nota de empenho simulando pagamento a uma empresa que realizaria ampliação de ruas do município e, então, preencheram e assinaram um cheque de titularidade da prefeitura, determinando, em seguida, que uma funcionária municipal fosse ao banco, descontasse o valor do cheque e entregasse o valor ao ex-prefeito, o que efetivamente foi feito.

Raul Freixes foi condenado à 11 anos de reclusão, em regime fechado e com a inabilitação para o exercício de cargo, emprego ou função pública, eletivo ou de nomeação, pelo prazo de 10 anos. Carlos Paim, foi condenado à pena de cinco anos e seis meses de reclusão, em regime inicial semiaberto e com a inabilitação para o exercício de cargo, emprego ou função pública, eletivo ou de nomeação, pelo prazo de cinco anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atualizações no Primt e IPMCG são prioridades na Câmara após recesso parlamentar, diz Papy

Após confirmar prazo, Trump se contradiz e adia tarifas ao Brasil para 7 de agosto

Jenna Ortega traz de volta o estilo gótico em estreia com Tim Burton

Governo de MS suspende autorização de queimadas até o fim de 2025

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio de MS: Ex fez emboscada após Cinira assumir namoro

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Em Mato Grosso do Sul, a cada 9 dias uma mulher é vítima de feminicídio

prefeitura

Prefeitura convoca contador, auxiliar administrativo e eletricista aprovados em seleção

Últimas Notícias

Polícia

Vizinho invade casa, estupra adolescente e é preso em Sidrolândia

Vítima foi resgatada pela tia após o crime

Esportes

Presidente do Comercial convida Michel Teló para regravar o hino do time

Michel Teló encontrou Marlon Brandt no Aeroporto de Campo Grande, no MS; presidente do Comercial fez convite especial ao sertanejo

Emprego e Concurso

Com inscrições abertas, instituto oferece cursos gratuitos no mês de agosto

Os interessados podem aproveitar os cursos gratuitos a partir do dia 4 de agosto

Transparência

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS cria programa de integridade para ‘combater desvios’

A proposta surge de forma contraditória à realidade observada por projeto nacional de fiscalização à transparência pública