Pular para o conteúdo
Polícia

Prisão de sargento: tensão entre Polícia Militar e Municipal começou após emenda

A tensão entre Policiais Militares e Policiais Municipais que teve o estopim em outubro do ano passado após a emenda à Lei Orgânica de nº 37, se acirrou mais ainda quando da prisão de um sargento reformado da PM, nesta sexta-feira (1º) depois de uma confusão em uma unidade básica de saúde do Nova Bahia, […]
Arquivo -

A tensão entre Policiais Militares e Policiais Municipais que teve o estopim em outubro do ano passado após a emenda à Lei Orgânica de nº 37, se acirrou mais ainda quando da prisão de um sargento reformado da PM, nesta sexta-feira (1º) depois de uma confusão em uma unidade básica de saúde do Nova Bahia, em .

Após os guardas municipais terem a nomenclatura definida para Policia Municipal, em outubro do ano passado, uma ação teria sido impetrada pela associação da contra a mudança. Com o decreto, os agentes seriam armados e exerceriam a função de polícia administrativa, no âmbito da competência municipal, na fiscalização do trânsito, bem como realizar apreensões, detenções e autuações.

Em grupos de WhatsApp as brigas entre militares e policiais municipais ficaram mais intensas, sendo que até um boletim de ocorrência por um dos integrantes do grupo foi feito contra um coronel da PM, por ameaça, no dia 8 de janeiro deste ano.

Em uma das mensagens, o coronel teria dito ao policial municipal que “Se você for pego novamente usurpando a função da Polícia Militar, eu vou te prender. Você não é polícia”. Em outra mensagem o militar diz: “Você está falando com um coronel da Polícia Militar, não está falando com qualquer um”.

Sobre este fato, a assessoria da Polícia Municipal afirmou que a corregedoria está apurando se o fato realmente teria acontecido. Já sobre a confusão da prisão do sargento reformado, de 63 anos, uma coletiva deve ser marcada para a próxima terça-feira (5), com o secretário, Valério Azambuja, para esclarecer os fatos. A corregedoria da Polícia Militar também estaria apurando o fato. 

A PM em nota nesta sexta (1º) afirmou que foi ilegal a prisão do sargento reformado, de 63 anos. No texto, o Comando diz que, de acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a Polícia Municipal “não é um organismo policial e como tal, não pode realizar buscas pessoais ou diligências no sentido de identificar e prender suspeitos de infrações penais, exceto nos casos de flagrante delito”.

“Somente em caso de flagrante delito, o policial-militar poderá ser preso por outra autoridade policial civil, ficando está obrigada a entregá-lo, imediatamente, à autoridade policial-militar mais próxima, só podendo retê-lo na delegacia ou em outro local, devidamente escoltado por policiais-militares escalados para tal fim, durante o tempo necessário à lavratura do flagrante”, diz o artigo 71 da Lei Complementar 053/90

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem