O soldado da Polícia Militar Kolber Lopes Andrea foi absolvido da morte do assaltante Brandon da Silva Machado, e da tentativa de homicídio de dois comparsas. O julgamento foi realizado nesta quinta-feira (07), pela 1ª Vara do Tribunal do Júri. Durante o procedimento, o policial chegou a se emocionar, por acreditar que agiu cumprindo seu dever e não merecia ser condenado.

Segundo denúncia, os fatos ocorreram no dia 28 de março de 2015, por volta da meia-noite, na Avenida Ernesto Geisel com a Rua Coriolano Ferraz Bais. Conforme apurado, Kolber se deslocava em seu veículo Ford New Fiesta, pela Rua dos Barbosas, quando no cruzamento com a Rua 26 de Agosto, visualizou Brandon, Matheus dos Santos Leguisamão e Cleyton de Santa Larrea, rendendo vítimas e roubando um Fiat Pálio.

Cleyton dirigia o automóvel, enquanto Brandon e Matheus estavam acomodados, respectivamente, no assento frontal do passageiro e no banco traseiro. Diante disso, Kolber fez contato com as vítimas, tomou conhecimento do roubo e passou a segui-los. Em dado momento, PM emparelhou seu veículo com o dous autores e deu ordem de parada. 

Tal ordem não foi obedecida e o PM, na posse da pistola calibre .40, efetuou disparos em direção ao trio. Após os tiros, o condutor parou o Palio e Kolber constatou que Brandon estava agonizando e logo morreu. Os outros dois haviam sido feridos e foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).