A PMA (Polícia Militar Ambiental) impediu na sexta-feira (20) que um traficante de animais silvestres capturasse filhotes de papagaio de ninho localizado em canavial no município de , a 260 quilômetros de Campo Grande. Apesar de flagrar a ação, os policiais não conseguiram prender o suspeito.

Segundo nota, o homem estava de moto e, ao entrar na reserva ambiental, se deu conta de que a PMA fiscalizava o local. Ele desistiu da captura e entrou no canavial. Os policiais fizeram buscas pela região, mas não conseguiram localizá-lo. A ação faz parte da Operação Bocaiúva, deflagrada na semana passada.

Como em 2018, a PMA e o (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis) realizam a operação no período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc).

Nesta primeira fase, a ação envolve 43 policiais e fiscais e foi iniciada no dia 12, no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, tendo em vista que depois da retirada das aves, os problemas à natureza e os custos econômicos, para cuidar dos animais até a reintrodução causam prejuízo.

Enquanto as equipes se distribuem em fazendas e bloqueios, os outros órgãos de segurança, como, unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, principalmente da região com maior índice do tráfico, foram alertados para atentarem para o problema neste período.