Três viaturas da PF ( Federal) estão neste momento na (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) para cumprimento de buscas e apreensões da , deflagrada em outros cinco estados brasileiros nesta terça-feira (19).

Em Campo Grande, a cumpre apenas alguns mandados de busca e apreensão entre os 40 realizados pelo país. São dez mandados d

Polícia Federal chega à sede da Fiems para buscas da Operação Fantoche
Três viaturas estão no local com agentes da Polícia Federal

e prisão, sendo sete em Pernambuco e outros três em Alagoas, Paraíba e Minas Gerais.

A Operação Fantoche investiga um esquema de corrupção envolvendo um grupo de empresas sob o controle de uma mesma família que vem executando contratos, desde 2002, por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S. Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões.

Segundo a PF, são investigadas a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

A operação conta com apoio do TCU (Tribunal de Contas da União). A investigação aponta que o grupo costumava utilizar entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar os contratos e convênios diretos com o ministério e unidades do Sistema S.

O sistema S inclui entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

A assessoria de comunicação da Fiems foi procurada pela reportagem, mas não soube informar sobre a operação.

(Com Thatiana Melo)