Durante fiscalização ambiental em uma residência na cidade, depois de denúncia sobre armazenamento irregular de agrotóxicos, policiais militares ambientais de Bonito localizaram ontem (5) agrotóxicos que eram armazenados em descumprimento à legislação.

50 kg de da marca RUBI WG 750, de origem estrangeira, estavam em duas sacas plásticas e o infrator não possuía nenhuma licença do produto. No local não havia rótulos de risco, bem como havia livre acesso de pessoas ao local onde estava o produto perigoso. A destinação dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos. O agrotóxico foi apreendido.

O infrator, residente em Bonito, foi conduzido à delegacia e poderá responder por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.  A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.

A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 25.000,00 contra o infrator.