Nesta sexta-feira (11) a realiza a Operação Smoke Rent, com objetivo de desarticular uma quadrilha que usava carros alugados para contrabandear cigarros do Paraguai. Os mandados são cumpridos em (PR) e a princípio os produtos eram adquiridos por Foz do Iguaçu (PR).

Aproximadamente 45 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão na região de Curitiba. As ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba e a suspeita é de que um grupo de oito pessoas compunham a organização criminosa.

De acordo com a polícia, a organização utilizava carros alugados para fazerem o contrabando de cigarros do Paraguai. Foram identificados 20 veículos que teriam feito pelo menos 25 viagens ao país vizinho entre março e outubro deste ano.

O modus operandi do grupo foi identificado a partir de uma sequência de prisões em flagrante realizadas pela Polícia Federal no e que deu início às investigações junto com a Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio. O grupo teria transportado pelo menos 200 mil maços de cigarros.

O valor estimado de material não declarado que foi contrabandeado é de R$ 1 milhão. As penas relacionadas ao contrabando e organização criminosa podem chegar a até 8 anos de prisão.