Pular para o conteúdo
Polícia

PCC mede força com Agepen e instala ‘justiça paralela’ em presídios de MS

As facções criminosas têm formado um tipo de justiça paralela dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul. Em Dourados, duas mortes já foram registradas em cinco dias, após motim durante revista para averiguar denúncia de túnel em uma das celas da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). “Eles julgam como eles bem entendem”, afirmou […]
Arquivo -

As facções criminosas têm formado um tipo de justiça paralela dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul. Em , duas mortes já foram registradas em cinco dias, após motim durante revista para averiguar denúncia de túnel em uma das celas da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). “Eles julgam como eles bem entendem”, afirmou o presidente do (Sindicato dos Servidores Penitenciários de MS), André Luiz Santiago.

O clima é instável na unidade de Dourados, ocupada por 2.250 presos, a maior do estado, também em estrutura, conforme a (Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). Em MS, já são 18.673 presos.

Mesmo com remanejamento constante de detentos, as ‘lideranças’ de facções criminosas não são isoladas. “São elas que definem quem ou não vai morrer”, afirma Santiago, que revelou que agentes penitenciários estão preocupados com a instabilidade e até com medo de uma possível .

A Agepen-MS informou que havia denúncia de túnel na unidade, mas que após vistoria, com apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, nada foi localizado. Sobre a informação que os presos assumiram o controle do setor, a Agepen retificou que não foi assumido o controle, apenas que os presos impediram agentes penitenciários de entrar na cela que teria o túnel.

Sobre as mortes no presídio, a pasta também afirmou estar apurando as circunstâncias dos dois casos, um ocorrido no último 23 de maio e outro nesta segunda-feira (27), este último na cela 13 do raio 2.

Cristian Germano de Lima, 39 anos, estava preso por tráfico de drogas desde o dia 12 de dezembro do ano passado. Ele foi localizado enforcado por cordas artesanais presas às grades das janelas, nesta segunda.

No dia 23, Alessandro Viana da Silva, foi encontrado enforcado, depois do motim de presos que supostamente seria resposta à descoberta do túnel para fuga em massa. A perícia teria concluído que Alessandro foi assassinado. O detento cumpria pena por assalto e dividia o espaço da cela com outros 25 presos, que disseram não ter visto o crime.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Polícia prende autores de roubo à mão armada em panificadora de Nova Andradina

lula lei

Lei que entrou na Câmara no 1º mandato de Lula entra em vigor após 19 anos

Força-tarefa de tapa-buracos será iniciada na segunda em Campo Grande

Mamãe onça e filhotes surpreendem turistas a caminho de pesca no Pantanal 

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Márcio de Camillo homenageia Geraldo Roca em show gratuito em Dourados neste sábado

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Até 11h, 500 doses já haviam sido aplicadas; expectativa é vacinar mil pessoas até o fim do dia

Cotidiano

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Prefeita de Campo Grande disse que o município toca oito obras, algumas delas paradas há quase duas décadas

Cotidiano

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Ainda há ingresso disponíveis para quem quiser adquiri o sobá e colaborar com a participação da equipe sul-mato-grossense na Superliga de Futsal

Famosos

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

Enquanto caminhava por uma calçada de Copacabana, Rebecca foi surpreendida por um ferro que despencou do alto de um prédio; saiba detalhes