Pular para o conteúdo
Polícia

Líder da Máfia do Cigarro preso em operação tem pedido de liberdade negado

A Justiça Federal negou novamente o pedido de liberdade de José Antônio Mizael Alves, conhecido como ‘Zezinho’ e apontado como líder da Máfia dos Cigarros, que tinham como facilitadores no contrabando policiais militares e policiais rodoviários federais, todos presos durante a deflagração da Operação Trunk, realizada no dia 31 de julho. A defesa de ‘Zezinho’ […]
Arquivo -
'Zezinho' é apontado como líder da Máfia dos Cigarros (Divulgação/PF)
'Zezinho' é apontado como líder da Máfia dos Cigarros (Divulgação/PF)

A negou novamente o pedido de liberdade de José Antônio Mizael Alves, conhecido como ‘Zezinho’ e apontado como líder da Máfia dos Cigarros, que tinham como facilitadores no contrabando policiais militares e policiais rodoviários federais, todos presos durante a deflagração da , realizada no dia 31 de julho.

A defesa de ‘Zezinho’ argumentou que o empresário teria residência fixa e bons antecedentes pedindo, assim, pela sua liberdade e a fixação de medidas cautelares diversas como arbitramento de fiança e proibição de se ausentar do estado em que reside.

Mas, o Ministério Público Federal negou o pedido de liberdade de José Antônio afirmando que ‘Zezinho’ tem várias passagens pelo crime de contrabando ou descaminho. Em setembro, o juiz da 3ª Vara Federal de recebeu a denúncia contra 16 envolvidos no esquema de contrabando de cigarro desarticulado pela Polícia Federal durante a Operação Trunk.

De acordo com o Ministério Público Federal, policiais corruptos eram peça chave da organização por facilitarem a passagem de cargas. O grupo dispunha, inclusive, de núcleo de cooptação de policiais. Os policiais denunciados são os PRFs Moacir Ribeiro da Silva Neto e Alaércio Dias Barbosa.  Além deles, outros policiais também serão investigados por prestavam serviços aos contrabandistas como motorista, “olheiros”, “mateiros” e “batedores”.

A organização era chefiada por Francisco Job da Silva Neto e José Antônio Mizael Alves, que detinham controle sobre todas as funções dos demais membros do grupo. Fernando da Silva, Paulo Henrique Xavier e Irismar Gadelha Soares era do núcleo operacional e de apoio logístico, com batedores avançados e aqueles que exerciam função de gerência.

Em seguida na escala hierárquica vinha o núcleo financeiro controlado por Elaynne Cristina Dantas de Faria, o núcleo de cooptação dos policiais e o núcleo dos policiais. Foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, contrabando e corrupção ativa, cada um de acordo com sua participação: Francisco, Mizael, Elaynne, Fernando, Paulo, Irismar, Moacir, Alaércio, André Venâncio da Silva Melo, João Miranda Luciano, Ridag de Almeida Dantas, Carlos Magno Pinto Ramos, Gabriel Ferreira Britto, Deine Benício da Silva, Joisemeire Santos Benites e Wladmir Farina Júnior.

A operação teve início em julho de 2018, após a apreensão de um caminhão carregado com 430 mil maços de cigarros de origem paraguaia. Ao todo, no período de um ano, outros 19 carregamentos foram apreendidos e 26 pessoas presas. Os valores dos produtos apreendidos ultrapassam R$ 70 milhões. Mandados foram cumpridos em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, e também em Embu-Guaçu (SP) e São Bento (PB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano