Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça dá liberdade a PRF e ‘batedor’ acusados em esquema de contrabando de cigarro

A Justiça Federal concedeu liberdade ao PRF (Policial Rodoviário Federal) Alaércio Dias Barbosa e Paulo Henrique Xavier, presos na Operação Trunk sob acusação de envolvimento em esquema de contrabando de cigarro desarticulado pela Polícia Federal em julho deste ano. A decisão é do juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3ª Vara da Justiça Federal […]
Arquivo -
PF durante a Operação Trunk
PF durante a Operação Trunk

A concedeu liberdade ao PRF (Policial Rodoviário Federal) Alaércio Dias Barbosa e Paulo Henrique Xavier, presos na Operação Trunk sob acusação de envolvimento em esquema de contrabando de cigarro desarticulado pela Polícia Federal em julho deste ano. A decisão é do juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3ª Vara da Justiça Federal de .

Apontado como “batedor” no esquema, a defesa de Paulo Xavier alegou que sua família, que depende economicamente dele, não possui bens e está em estado de miserabilidade devido a sua prisão. Já o PRF, alegou que sua participação no “contexto delituoso” seria de pouca expressão. A defesa do policial também informou que a sua prática delituosa estaria cessada, em razão da concessão de sua aposentadoria. Os dois agora irão responder em liberdade.

O juízo da 3ª Vara Federal de Campo Grande recebeu denúncia contra 16 envolvidos em esquema de contrabando de cigarro desarticulado pela Polícia Federal durante a Operação Trunk, deflagrada em 31 de julho em Mato Grosso do Sul, e Paraíba. De acordo com o Ministério Público Federal, policiais corruptos eram peça chave da organização por facilitarem a passagem de cargas. O grupo dispunha, inclusive, de núcleo de cooptação de policiais.

Entre os policiais denunciados estão os PRFs Moacir Ribeiro da Silva Neto e Alaércio dias Barbosa.  Além deles, outros policiais também serão investigados por prestavam serviços aos contrabandistas como motorista, “olheiros”, “mateiros” e “batedores”. Por este motivo, a Justiça Federal deferiu desmembramento e remessa do processo, como compartilhamento de provas, à Justiça Militar Estadual para apurar a participação de policiais militares.

Conforme descrito pela denúncia, a organização desmontada na Operação Trunk era chefiada por Francisco Job da Silva Neto e José Antônio Mizael Alves, que detinham controle sobre todas as funções dos demais membros do grupo. Fernando da Silva, Paulo Henrique Xavier e Irismar Gadelha Soares era do núcleo operacional e de apoio logístico, com batedores avançados e aqueles que exerciam função de gerência. Em seguida na escala hierárquica vinha o núcleo financeiro controlado por Elaynne Cristina Dantas de Faria, o núcleo de cooptação dos policiais e o núcleo dos policiais.

Foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, contrabando e corrupção ativa, cada um de acordo com sua participação: Francisco, Mizael, Elaynne, Fernando, Paulo, Irismar, Moacir, Alaércio, André Venâncio da Silva Melo, João Miranda Luciano, Ridag de Almeida Dantas, Carlos Magno Pinto Ramos, Gabriel Ferreira Britto, Deine Benício da Silva, Joisemeire Santos Benites e Wladmiri Farina Júnior.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Crepúsculo retorna aos cinemas em outubro com pôster inédito

Boletim da Safra 25/26 aponta MS com 11,3% da produção nacional de cana-de-açúcar

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli

Cate Blanchett repete look Armani e brilha no Festival de Veneza

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO mostra conhecido levando menina de 6 anos antes de matá-la em Campo Grande

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

israel

Ataques aéreos de Israel atingem a capital do Iêmen

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO mostra desespero de mãe ao saber que Emanuelly estava morta: ‘Minha filha!’

A menina foi sequestrada, estuprada e morta estrangulada em Campo Grande

Cotidiano

Abram portas e janelas para o inseticida entrar: borrifação do fumacê percorre 3 bairros

Serviço será realizado nesta quinta-feira (27) das 16 às 22 horas

Política

‘Inaceitável’: deputado Rinaldo Modesto defende exposição de pedófilos após caso Emanuelly

Menina de seis anos foi estuprada e morta por pedófilo que já cometeu outros abusos

Le Blog Maria Antonia

Beyoncé conquista título de maior artista feminina de R&B do século 21

Beyoncé segue reafirmando seu reinado na música. A cantora foi eleita pela Billboard como a maior artista feminina de R&B do século 21, título que celebra sua relevância, talento e impacto cultural. O ranking, divulgado nesta semana, coloca a estrela no topo entre as mulheres e em segundo lugar na classificação geral, ficando atrás apenas … Continued