O Ministério da Justiça prorrogou a permanência da em , distante 277 quilômetros de Campo Grande, por mais 90 dias, até 29 de dezembro, conforme portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União), desta quinta-feira (10).

A Força Nacional está no município desde 2016, logo após o ataque e morte do e agente de saúde indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos. Além de Caarapó, a Força Nacional atua também em Ponta Porã.

Conforme a portaria, o emprego da Força Nacional de em apoio aos órgãos de segurança pública no estado de Mato Grosso do Sul, seria até 29 de setembro, mas foi autorizada a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública.

As ações são de policiamento ostensivo, na modalidade de patrulhamento motorizado, em apoio aos órgãos de segurança pública no Estado, com a finalidade de prevenir conflitos agrários por questões fundiárias em Caarapó e coibir o tráfico de drogas, contrabando, armas e munições, entre outros na região da faixa de fronteira, em caráter episódico e planejado, por mais noventa dias, contando de 30 de setembro de 2019 até 28 de dezembro deste ano.

Segundo a portaria, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.