Pular para o conteúdo
Polícia

Em caso inédito, Justiça em MS julga e condena contrabandista em um dia

Procedimento que normalmente levaria meses, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul realizaram em menos de 24 horas. No último dia 8, na Vara Federal da Subseção Judiciária de Naviraí, um contrabandista preso foi submetido a audiência de custódia, audiência de instrução e julgamento. Testemunhas deram depoimento, acusação e […]
Arquivo -
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Procedimento que normalmente levaria meses, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul realizaram em menos de 24 horas. No último dia 8, na Vara Federal da Subseção Judiciária de , um contrabandista preso foi submetido a audiência de custódia, audiência de instrução e julgamento. Testemunhas deram depoimento, acusação e defesa se manifestaram e, no fim do dia, não havendo recursos das partes contra a sentença, ela transitou em julgado.

O acusado havia sido preso na data anterior, na BR-163, no município de Eldorado, em um caminhão com 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Segundo afirmou na audiência de custódia, ele receberia R$ 3 mil para levar o caminhão de , na fronteira com o Paraguai, até Dourados, ambos municípios de Mato Grosso do Sul. Após a audiência de custódia, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.

A audiência de instrução e julgamento seguiu-se à audiência de custódia. O MPF, então, apresentou denúncia contra o preso por contrabando. A denúncia foi aceita pelo juiz, tornando o preso um réu em processo criminal. Duas testemunhas foram ouvidas por videoconferência. O réu confessou o crime. A defesa e o MPF fizeram suas alegações finais de forma oral e, a seguir, o juiz proferiu a sentença.

Tanto o MPF quanto a defesa abriram mão da fase de recursos contra a sentença e, por isso, ela foi considerada transitada em julgado. O réu foi julgado culpado por contrabando e condenado a 2 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto.O MPF destaca a rapidez e eficiência do processo criminal que foi levado a cabo um dia depois da prisão em flagrante e que terminou em algumas horas, com a sentença transitada em julgado, sem ferir a letra da lei.

“Embora o caso retratado configure exceção, ele serve ao menos para demonstrar que é possível a adoção, pelos integrantes do Sistema de Justiça, de práticas que tornem o processo penal mais célere, respeitados os direitos do acusado, como, por exemplo, o oferecimento de denúncia na própria audiência de custódia, quando não for necessária a realização de diligências complementares no inquérito policial, como a elaboração de laudos ou novas oitivas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

operário

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Últimas Notícias

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza

Brasil

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

Terminou neste mês o prazo dado pelo STF para regulamentação do tema

Cotidiano

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

Frente fria, sistema de baixa pressão e cavados vão causar mudança no tempo em Mato Grosso do Sul