A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou em R$ 38 mil homem de 44 anos responsável pelo Aeroclube de , a 143 quilômetros de Campo Grande, por armazenamento e venda ilegal de combustível para aviões. A atividade irregular foi descoberta na segunda-feira (23), durante operação da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) contra táxi aéreo clandestino.

No local os policiais verificaram um tanque com 7 mil litros de combustível com medidor, que funcionava como bomba de abastecimento, sem a licença ambiental. A atividade foi interditada e o combustível apreendido. O proprietário, residente em , foi autuado administrativamente e multado.

O infrator também responderá pelo crime ambiental de produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. A pena de um a quatro anos de reclusão.

Operação da Deco

Quatro aeronaves utilizadas clandestinamente para serviço de táxi aéreo remunerado foram apreendidas em Aquidauana. Equipes da estiveram no aeroclube do município, onde ocorreu a operação de repressão aos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. As infrações foram cometidas por meio da operação clandestina dos táxis aéreos.

Durante a ação, com a presença de perito criminal de Campo Grande, além de agentes da Delegacia Regional e 1ª Delegacia de Aquidauana e servidores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a polícia constatou vários crimes contra a segurança de voo, além de comercialização ilegal de combustível aeronáutico e enriquecimento ilícito por meio de crimes contra a ordem tributária e crime ambiental.