A (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), deflagrou esta semana, a 6º fase da Operação Ícaro, denominada Iuris, voltada à repressão qualificada de crimes que vão de táxi aéreo clandestino, a atentado à segurança de voo, com a de aeronaves à riscos. Em balanço divulgado nesta quarta-feira (25), quatro aeronaves foram apreendidas em municípios de

Deco deflagra fase Iuris da Operação Ícaro e apreende 4 aeronavesConforme o balanço, além dos aviões, várias peças, como conjuntos de hélices com sinais de adulteração de numerais também foram apreendidas. As fiscalizações foram realizadas nas cidades e , São Gabriel D'Oeste e Paranaíba. 

A Deco também lavrou flagrantes de comercialização de combustíveis de aviação sem autorização legal e contabilizou sinistros aéreos não informados e que estão sendo autuados administrativamente pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que participa da Operação. Aeronaves também foram interditadas, pilotos foram suspensos, oficinas multadas e homologadas e a operação fechou hangares em situação irregular.

Responsável pela operação, a delegada Ana Cláudia Medina, informou que por questões de segurança, as datas e locais das diligências não estão sendo divulgados. “Essa medida visa a oportunidade da referendada operação policial, que tem como principal objetivo a regularidade nas operações aéreas no Estado, prevenindo acidentes aéreos e salvando vidas”. Deco deflagra fase Iuris da Operação Ícaro e apreende 4 aeronaves

A Operação é coordenada pela Deco, juntamente com a Superintendência de Ação Fiscal da Anac de Brasília, e percorre Mato Grosso do Sul com fiscalizações em hangares e em aeronaves, verificando documentos e habilitações de pilotos, mecânicos e outros.

A fase da operação denominada Iuris, significa legalidade. Esta é a 6ª fase da pioneira Operação Ícaro, que desde outubro de 2015, vem coibindo delitos que afrontam a segurança de voos em Mato Grosso do Sul, prevenindo acidentes aéreos e salvando vidas.