Líder no ranking nacional de casos registrados de estupros de crianças e adolescentes, Mato Grosso do Sul teve 122 casos com vítimas nesta faixa etária, de 1º de janeiro até 10 de abril de 2019, segundo dados da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Neste período, a DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) registrou 141 crimes, sendo nove tentativas de , 10 violências doméstica, além dos 122 estupros. Denúncias podem ser feitas pelos telefones Disque 100 e 190 (Polícia Militar).

“É um dado alarmante, que preocupa. Mas, ao mesmo tempo, mostra que as instituições estão funcionando e que isso está sendo apurado e coibido”, comentou o governador (PSDB).

O chefe do Executivo estadual participou, na manhã desta sexta-feira (10), do lançamento da campanha Maio Laranja, de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Reinaldo afirmou que o Governo do Estado tem atuado em conjunto com organizações da sociedade civil organizada para “despertar” o conhecimento e o hábito da denúncia. “Levando para dentro das escolas, trabalhando material pedagógico, para a criança entender que abuso não é algo normal”, discursou.

Conscientização e prevenção

Durante o mês de maio serão promovidas atividades para conscientização, prevenção e orientação sobre as formas de abusos contra crianças e adolescentes. Os objetivos da campanha são: dar publicidade para que se denuncie a violência e orientar os jovens sobre o que é abuso, como prevenir e denunciar este tipo de crime.

Serão realizadas diversas ações em todo o Estado, como palestras e capacitações nas escolas, voltadas para os profissionais de educação, pré-adolescentes e adolescentes; distribuição de material publicitário em prédios públicos, avenidas, igrejas, escolas e etc; será disponibilizado conteúdo digital com linguagem apropriada para crianças pequenas, adolescentes e vídeo-aula para qualquer adulto que tenha interesse em adquirir conhecimento e defender a causa.

Proteção

Especialistas indicam que se atentar ao comportamento da criança e do adolescente é a melhor forma para identificar abusos. Baixa auto-estima; dificuldade de aprendizado; agressividade; sentimento de medo e culpa; e comportamentos regredidos e erotizados são indícios de algo está errado. Denúncias podem ser feitas pelos telefones Disque 100 e 190 (Polícia Militar).

Em Mato Grosso do Sul, a execução da campanha Maio Laranja foi proposta pelo deputado estadual Herculano Borges (SD) e pela idealizadora do Projeto Nova, que trabalha com sobreviventes do abuso e exploração sexual, Viviane Vaz. A iniciativa virou projeto de lei que foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja em dezembro de 2017.

Com 122 casos até abril, MS é estado com mais estupros de crianças no Brasil
Governador Reinaldo Azambuja, durante lançamento da campanha Maio Laranja. (Foto: Marcos Ermínio)

*Com assessoria do Governo do Estado