Em ação deflagrada na manhã desta sexta-feira (9) pela , com apoio da Polícia Civil e PRF (Polícia Rodoviária Federal), um homem foi preso com anotações que teriam comprovado envolvimento com grupo criminoso atuante no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A prisão foi realizada no bairro Popular Velha, em , cidade distante 444 quilômetros de Campo Grande.

Na ação desta sexta, foram cumpridos 145 mandados sendo 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de sequestro de valores e bloqueio de contas bancárias em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, totalizando 18 cidades e unidades prisionais, onde seis dos alvos já se encontram recolhidos. Três pessoas foram presas em MS.

O homem preso em Corumbá tem 45 anos e não teve identificação divulgada pela polícia. Ele foi levado para a sede da Delegacia da Polícia Federal, onde chegou em um veículo descaracterizado, conforme divulgou o site Diário Online. Todos os materiais apreendidos em Corumbá serão encaminhados às equipes de investigação em Uberaba (MG).

Celulares, fuzis e documentos foram apreendidos durante a deflagração da operação. 

Operação Caixa-Forte

A PF, Polícia Civil e PRF deflagraram a operação Caixa-Forte, na manhã desta sexta-feira (9), contra facção criminosa no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com atuação nacional. Quatro estados brasileiros estão entre os alvos, e um deles é Mato Grosso do Sul.

As investigações tiveram início em novembro de 2018 e identificaram a existência de uma seção estruturada dentro da facção, denominada “Geral do Progresso”. O setor era responsável por gerenciar o tráfico de drogas, distribuindo os entorpecentes que garantem o sustento da organização criminosa, bem como por orquestrar a lavagem de dinheiro dos valores oriundos dos crimes praticados.