Brasileiro conhecido como ‘Vida loca', Marcelo Silva Borges é apontado como mandante do do empresário boliviano Pedro Choquehuanca Quispe e a esposa. O casal foi surpreendido por cinco homens armados quando estavam em casa, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na última quarta-feira (24). Após ação da polícia, dois suspeitos acabaram presos, mas Vida loca – um dos estrangeiros mais procurados pela polícia boliviana – conseguiu escapar.

A vítima, conforme divulgado na mídia local, é proprietária das saltenharias Hamacas, uma das redes mais conhecidas da . O empresário e esposa foram rendidos pelos bandidos – fortemente armados – que ordenavam as vítimas a abrir um cofre. Como não tinham a combinação, os dois foram levados e mantidos reféns na região de Urubó, área rural de Santa Cruz.

Choquehuanca teria ficado dois dias com os pés acorrentados e com as mãos algemadas a uma árvore. Conforme reportagem do site Diário Online, durante o tempo em que ficou refém, o empresário recebeu um hambúrguer, que se recusou a comer e no dia seguinte, acabou aceitando um copo de café e cuñape, salgado parecido com um pão de queijo.

No mesmo dia que levaram o casal, os autores mandaram que a vítima ligasse para uma funcionária pedisse para que ela juntasse a quantia de 43 mil pesos bolivianos. O empresário acatou as ordens e um dos envolvidos chegou a buscar a quantia sem levantar suspeita. Às 5h do dia seguinte, a esposa do empresário foi liberada, com ordem de juntar mais dinheiro, para que o marido fosse libertado.

A esposa resolveu acionar a polícia informando sobre o caso. Uma operação foi montada com a simulação de entrega de um malote de dinheiro que seria a segunda parcela. Já tudo preparado para a entrega da quantia supostamente juntada, o brasileiro Vida loca foi flagrado pela polícia nas imediações de uma universidade na zona sul de Santa Cruz, pilotando uma moto indo em direção do local combinado para receber o dinheiro do resgate do empresário.

De acordo com a Felcc (Força Especial de Combate ao Crime), Vida loca percebeu a ação policial e conseguiu escapar. O empresário foi resgatado pela polícia após informações da esposa sobre o local onde era mantido refém. Dois autores, de nacionalidade boliviana identificados como Cristian Diego Calderón, responsável em passar informações para o bando, e Marcelo Cuevas Carrasco, que ficou de campana, foram presos.

A Felcc confirmou que o bando não pretendia liberar o empresário boliviano até que conseguisse três entregas de dinheiro para somar 300 mil dólares. Vida loca foi apontado como o autor intelectual do sequestro e é um dos 20 mais procurados pela polícia boliviana desde junho, quando liderou roubos a três postos de gasolina em território boliviano.