Pular para o conteúdo
Polícia

Após episódio com passageiras de ônibus, guardas treinam uso de armas não letais

Após o polêmico caso da ação da Guarda Municipal durante um protesto no Terminal Morenão, em Campo Grande, Guardas Civis Metropolitanos da Capital recebem uma capacitação para o uso adequado de armas não letais, como as de etilômetro e antimotim. A capacitação começou nesta quinta-feira (28) e será realizada durante três dias, atendendo 102 guardas […]
Arquivo -
Capacitação teve uso do gás lacrimogênio (Foto: Reprodução / Dayene Paz)
Capacitação teve uso do gás lacrimogênio (Foto: Reprodução / Dayene Paz)

Após o polêmico caso da ação da durante um protesto no , em , Guardas Civis Metropolitanos da Capital recebem uma capacitação para o uso adequado de armas não letais, como as de etilômetro e antimotim. A capacitação começou nesta quinta-feira (28) e será realizada durante três dias, atendendo 102 guardas da Capital.

A capacitação é feita por dois Guardas Civis Metropolitanos de , cidade que fica a 225 quilômetros de Campo Grande, também dois policiais federais. “É uma doutrina de formação de segurança pública, que nivela a força e níveis de intensidade do uso dessas armas”, explicou o subinspetor da Guarda em Dourados, Porfírio Arguelho Ribeiro.

Conforme o subinspetor, o treinamento vai desde a verbalização até o uso, caso necessário, da arma letal. “Vai desde a verbalização, técnicas de imobilização, uso de armas químicas, como gás lacrimogênio, gás de pimenta, também munições de impacto controlado, como elastômetro e antimotim”, ressaltou.

Na tarde desta quinta, foi realizada, em uma praça do bairro Carandá Bosque, espécie de motim, na qual o grupo atuou com bombas de dispersão. Também foram usadas balas de etilômetro, gás lacrimogênio e armas de choque. O uso de equipamentos como tonfas e bastões também faz parte do treinamento.

De acordo com o subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, Valmir da Silva, a capacitação visa evitar ocorrência de erros durante as ocorrências. “Essa capacitação visa justamente que os erros não ocorram, ou minimizar os danos causados”, explica.

Conforme Valmir, há um processo seletivo e a partir dessa seleção, a capacitação para que esse guardas sejam habilitados para usar o equipamento. O subcomandante revela que parte desses guardas atuarão na nova rua 14 de Julho e também nas Upas (Unidades de Pronto Atendimento Comunitário) da Capital.

Polêmica

A capacitação acontece após dois casos polêmicos de ação da Guarda Civil Metropolitana, em Dourados e Campo Grande.

No dia 11 de outubro deste ano, Elcindo Alexandre Neto, 35 anos, morreu após ser atingido por bala de plástico, o etilômetro, disparada por uma equipe da Guarda. Ele era suspeito de atear fogo em um terreno e foi baleado ao fugir da equipe.

“Ele reagiu munido de uma tesoura, avançou, quando a guarnição utilizou vários níveis de força, de impacto controlado, que não resultaram efeito. Mesmo assim ele partiu para cima da guarnição e foi dado mais um disparo que infelizmente acabou atingindo de forma letal, embora a munição não tenha esse efeito”, explicou Porfílio. “Tomamos todas as medias legais cabíveis naquela ocasião”, acrescentou o subinspetor.

Já no último dia 15 de novembro, uma ação da Guarda durante um protesto no Terminal Morenão assustou os usuários do transporte. A equipe utilizou spray de pimenta em um protesto formado, em sua maior parte, por mulheres. A corregedoria da (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) abriu procedimento administrativo contra a equipe de guardas, que foram tirados das ruas até a apuração dos fatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
elefanta mato grosso do sul

Elefanta que saiu da Argentina faz parada em Mato Grosso do Sul

Pesca no Parque Antenor Martins em Dourados é liberada e vai até domingo

De Campo Grande, atleta de 14 anos conquista duas medalhas em competição na Sérvia

Bombeiro é condenado após furto de carga de cigarros eletrônicos em acidente na MS-040

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, três mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Quinta-feira é de celebração da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

‘Boom’ imobiliário transforma Inocência em canteiro de obras e aluguel chega a R$ 15 mil

[ BASTIDORES ] expediente curto no feriadão e contrato na mira do MPF

Últimas Notícias

Consumidor

Regra da ANP exige visibilidade de preço ‘dia e noite’ em postos de combustíveis

ANP atualizou regra com mais de 10anos sobre a exigência de exibição correta dos preços nos estabelecimentos

Mundo

UE passa a considerar 7 países ‘seguros’ e restringir asilo a seus cidadãos

Medida serve para ter maior controle sobre os pedidos de asilo na União Europeia

Política

Câmara vai debater proibição da exposição de crianças em situação de abandono em semáforos da Capital

Medida busca proteger o público infantil da exploração por meio da mendicância ou da venda de produtos em locais de grande movimentação

Brasil

Caso Guarujá: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Em dezembro de 2024, um surto de norovírus contaminou mais de duas mil pessoas