Um motociclista indígena sofreu um grave acidente durante um protesto próximo à Aldeia Taquapery, na MS-289, entre Amambai e Coronel Sapucaia, nesta sexta-feira (15). A comunidade local fez a manifestação por causa da falta de água no local.

Há dois dias, os índios fazem o bloqueio no local. Alguns motoristas que estavam na via então pegaram um desvio, uma estrada vicinal que dá acesso a Coronel Sapucaia e fica a aproximadamente 3 quilômetros.

Porém, na estrada de nome “Estrada Parque”, o motociclista indígena de aproximadamente 30 anos saiu da Aldeia Taquapery e atravessou a estrada, momento em que foi colhido por um carro de passeio.

“Ele foi arremessado a uns 20 metros e a moto a uns 30 metros e começou a pegar fogo. Parece que ele quebrou as duas pernas. Ele estava gemendo e pedindo que chamassem a ambulância. O carro que bateu ficou uns 50 metros do local acidente. O dono ficou trancado dentro com medo da reação dos índios”, disse Walldir Bonfinger, que passava pelo local.

Reivindicação

De acordo com o site Capitan Bado, a comunidade da Aldeia Taquapery sofre há dois anos com a falta de água. Em protesto, cerca de 50 indígenas fecharam a rodovia MS 289, que liga Amambai a Coronel Sapucaia.

A Aldeia Taquapery, que pertence ao município de Coronel Sapucaia, possui uma extensão de 2 mil hectares e tem uma população de aproximadamente 4 mil indígenas. O coordenador distrital de saúde indígena da Sesai-MS (Secretaria Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul,) Fernando Souza, disse que técnicos irão até o local resolver o problema.