Vereador por Corumbá, distante 428 km de Campo Grande, Irailton Santana (PSDB) vai ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tentar reverter a condenação por abuso de poder econômico e permanecer no cargo até o julgamento final do processo. ‘Baianinho’, como é conhecido na Cidade Branca, foi o segundo mais votado na eleição municipal de 2016.
O MPE (Ministério Público Eleitoral) acusou o parlamentar de comprar de votos mediante promessas de solução de questões previdenciárias, veiculação de propaganda irregular na Bolívia, além de transporte irregular de eleitores.
Apesar da condenação ter sido confirmada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o tucano conquistou o direito de permanecer no cargo, em agosto de 2017, quando o juiz Daniel Scaramella Moreira, titular da 7ª Zona Eleitoral de Corumbá, julgou parcialmente procedente a denúncia do MPE.
A defesa, no entanto, nega as acusações, mas o magistrado decidiu pela cassação do diploma do parlamentar. Todavia, a sentença prevê que os efeitos da inelegibilidade dele só valham a partir do trânsito em julgado do processo ou de confirmação pelo colegiado do TRE-MS, o que ocorreu na última terça-feira (20).
A defesa do tucano, segundo apurou o Diário Corumbaense, deve recorrer ao TSE nos próximos dias, pedindo a suspensão dos efeitos da decisão até que o caso seja julgado em definitivo. A Câmara Municipal ainda não foi notificada.
Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense