Princípio de motim atingiu ao menos cinco unidades

Protestos e princípios de motins em cinco unidades do sistema prisional de Mato Grosso do Sul colocam a segurança do estado em alerta. A revolta dos presos começou quando o Batalhão de Choque da Polícia Militar entrou na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) nesta quarta-feira (18) para fazer um grande na unidade.

Presos da PED enfrentaram os responsáveis pela revista, quebrando camas, ameaçando colocar fogo em colchões e, segundo informações extraoficiais, houve disparos na unidade. Os detentos protestaram contra a transferência de seis líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que foram levados da unidade.

A transferência da liderança da facção é o que teria motivado os protestos nas unidades de Três  Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Máxima (Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho) e PTrans (Presídio de Trânsito), em

Os detentos iniciaram um ‘bate-grade' e se recusaram a voltar para as celas em algumas unidades. Com isso, em Três Lagoas, por exemplo, os agentes penitenciários estão do lado de fora da unidade. Ainda nesta unidade, um preso ficou ferido durante o protesto, ele teria machucado uma da mãos quando batia nas grades.  

O presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Santiago, disse que irá cobrar do governo as providências para o caso. “A falta de efetivo e condições para trabalho são as causas para o enfrentamento”, disse Santiago.

Outro lado A Sejusp (Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública) minimizou princípio de motim desencadeado nesta quarta-feira (18) nas penitenciárias de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti. De acordo com a secretaria, a situação está sob controle. Em nota divulgada à imprensa, a Sejusp informou que durante vistoria na PED, internos tentaram impedir o acesso de policiais, ocasionando princípio de tumulto que foi controlado pelas forças de segurança. “A medida repercutiu com manifestações nos presídios de Três Lagoas, Campo Grande e Dois Irmãos, em protesto às vistorias realizadas na PED, mas que foram rapidamente controladas pelas direções dos estabelecimentos penais e agentes penitenciários, sem maiores alterações e consequências, não sendo necessária a intervenção da Polícia Militar em nenhuma das unidades”, informou.

A secretaria de segurança confirmou danos nas celas da Capital e de Dourados e disse que os presos serão realocados até que que os reparos sejam feitos. Em Três Lagoas um interno machucou a mão e foi socorrido.

Princípio de motim atingiu cinco presídios de MS e mobilizou forças de segurança

Pente-fino

Um pente-fino foi feito no estabelecimento penal nesta quarta-feira (18), na cidade de Dourados, que fica a 225 quilômetros de Campo Grande. Os agentes penitenciários foram auxiliados por aproximadamente 100 policiais do Batalhão de Choque, que se deslocaram de Campo Grande até o município. A vistoria aconteceu no raio 2 da penitenciária.

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a vistoria feita nesta quarta (18) já estava programada e não teria relação com as mortes de presidiários e nem com as ameaças feitas ao diretor adjunto. O presídio abriga 2 mil presos e tem capacidade para 700.

Em Campo Grande

A reportagem do Jornal Midiamax compareceu em frente ao Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, o Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, e aparentemente, nada de mais grave foi constatado. Os detentos chegaram a ficar fora das celas, se recusando a voltarem, por pelo menos 7h. Retornando ao cárcere por volta das 15h33 desta tarde.

Familiares de detentos estavam em frente ao presídio e revelaram que pela manhã desta quarta-feira (18) ouviram manifestação barulhenta dos presos. Uma delas contou que ouviu barulho de utensílios batendo nas grades das celas e gritos.

Preocupadas com os parentes presos, elas decidiram permanecer em frente ao local para conseguir informação do que seria o manifesto. No entanto, funcionários do presídio nada informaram a elas.

Conforme informações conseguidas pela reportagem, os presos saíram para banho de sol às 8h30 e retorno às celas estava previsto para as 11h. Mas os detentos se recusaram a voltar aos postos e permaneceram no pátio do estabelecimento penal até às 15h33 da tarde. 

Ainda segundo informações, quatro celas foram danificadas e internos deliberaram por 7 horas para definir se haveria motim ou não. Presídio não havia solicitado reforço na segurança e nem a Polícia Militar da região teria sido acionada. A troca dos agentes penitenciários seguiu normalmente.

No presídio de trânsito, situação seria a mesma. Os presos teriam se recusado a voltar às celas, mas em frente ao local, movimentação segue normal.

Mortes na PED

Nesta terça-feira (17), o preso José Luiz Alencar Domingos de 23 anos foi encontrado morto pendurado por uma corda na cela 3 do estabelecimento penal. Ele cumpria pena por furto e outros assaltos cometidos e em 2013 também teria sido preso por estupro. Na cela onde estava a vítima havia 13 detentos.

O corpo foi encontrado durante o ‘confere' na manhã desta terça (16). José tinha sido transferido em outubro de 2017 da Máxima de Campo Grande para a penitenciária de Dourados.

Em março deste ano, Divino Ferreira de 28 anos foi encontrado pendurado por uma corda artesanal em uma grade, durante o banho de sol dos internos. Antes de ser morto, ele foi obrigado a gravar um vídeo pedindo desculpas por ser simpatizante da facção criminosa rival CV (Comando Vermelho), ele ainda diz nomes de detentos do CV que estariam na lista de mortes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Divino ainda diz no vídeo ter assassinado uma senhora e duas crianças e ainda diz que “passar um recado para todos do MS, quem manda aqui é o PCC, que está na pista”. Ele ainda cita nomes de membros da facção rival como Luizão, Cabeça de Porco, Paulo Tripa, que estariam marcados para morrer.

Ele pede desculpas por fazer ‘chacota' da facção criminosa e é obrigado a dizer que é ‘justo morrer'. Ele é cercado por outros detentos, tem uma corda amarrada no pescoço e é enforcado pelos colegas de cela.

No início de abril, o diretor adjunto da penitenciária registrou um boletim de ocorrência depois de sofrer ameaças de morte de um detento, que seria integrante da facção criminosa PCC.

Após o fato descoberto um ‘protocolo de segurança' foi colocado em prática para a preservação da vida do agente. De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) todas a apurações devidas junto da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário estão sendo apuradas.

Protesto detentos

No dia 10 deste mês, vídeos e áudios foram divulgados, onde os detentos fazem um ‘protesto' batendo objetos nas grades das celas. A intenção dos presos era a formação de um motim para a retirada de detentos do PCC de uma das alas do estabelecimento penal.

A Agepen negou a ocorrência do protesto e disse que os vídeos eram antigos, mas não revelou a data da filmagem. Sobre os áudios, a entidade disse ter identificado o detento e acrescentou que o celular que ele usou para espalhar os áudios foi apreendido.

O Comando da Polícia Militar na cidade, no entanto, confirmou o protesto dos presos e disse que o clima no local estava muito tenso. Informação que também foi confirmada pelo Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária).

*Colaborou: Clayton Neves e Mariane Chianezi

*Atualizada às 15h36 para acréscimo de informação