Pular para o conteúdo
Polícia

Pai e filho presos seriam doleiros do narcotraficante Cabeça Branca, diz PF

São suspeitos de lavar dinheiro para o traficante
Arquivo -

Hamilton Brandão de Lima e Pedro Araújo Mendes Lima foram presos nesta terça-feira pela Polícia Federal em Mato Grosso do Sul suspeitos de lavar dinheiro para Luiz Carlos da Rocha, o ‘‘, um dos maiores narcotraficantes do Brasil. Pai e filho, que foram presos em Campo Grande e , respectivamente, e segundo a PF integravam uma rede de doleiros que lavava dinheiro para o narcotraficante.

Eles eram os responsáveis por lavar parte dos U$S 140 milhões de dólares movimentados pela quadrilha. Além de mandar o dinheiro para o exterior e converter o dinheiro em real, a dupla também comprava imóveis para Cabeça Branca.

Os dois estão entre os oito presos durante a Operação Efeito Dominó, deflagrada em seis estados e o Distrito Federal, que teve como objetivo desmontar a rede de lavagem de dinheiro montada pelo narcotraficante.

Hamilton foi preso no condomínio de luxo Setvillage 1, na Vila Nas

ser, e seu pai Pedro foi preso em Dourados. Com eles, os policiais apreenderam R$ 27 mil em dinheiro e dois carros de luxo.

Segundo informações da Polícia Federal, os dois emprestavam os nomes para ‘Cabeça Branca’ comprar propriedades, como fazendas de gado e de soja.

A quadrilha movimentava U$S 140 milhões de dólares com o tráfico internacional de drogas. Entre 2014 e 2017 foram apreendidas 27 toneladas de cocaína. A droga era enviada para a Europa. A operação desta terça-feira (15) apreendeu mais de R$ 200 milhões em imóveis que estavam em nome de laranjas.

Operação

A operação Efeito Dominó é um desdobramento da Operação Spectrum após as investigações que começaram em 2017. No total, 90 policiais cumpriram 26 mandados, sendo 18 de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva, e três de prisão temporária.

A operação cumpriu mandados nas cidades de Dourados, , e na Capital em Mato Grosso do Sul. A ação também foi desenvolvida simultaneamente no Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, São Paulo e Distrito Federal.

Durante as investigações foi detectada uma complexa e organizada estrutura para a lavagem de dinheiro vindos do tráfico internacional de drogas. Com as investigações foi verificada a ação direta de doleiros e de duas operadoras financeiras, conhecidos da Polícia Federal da Operação Farol da Colina e Operação Lava Jato.

Doleiro e Lava Jato

Um dos alvos é o doleiro Carlos Alexandre, o Ceará, delator da Lava Jato. “Quanto ao operador financeiro (doleiro) já investigado da Operação Lava Jato, chama atenção o fato de ter retornando às suas atividades ilegais mesmo tendo firmado acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República e posteriormente homologado pelo Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal serão comunicados sobre a prisão do réu colaborador para avaliação quanto à “quebra” do acordo firmado”, diz a nota da PF.

Dois doleiros tinham atuação “concreta e direta” com o grupo criminoso. Ambos eram conhecidos desde a Operação Farol da Colina (caso Banestado) e na Lava Jato. De acordo com os investigadores, eles foram alvos de investigações pela mesma prática criminosa.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Últimas Notícias

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida