Com viaturas, barcos, e avião, policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários irão atuar na segurança do segundo turno das eleições 2018 em Mato Grosso do Sul. Segundo o Governo do Estado, 5,3 mil agentes de segurança pública, 1,8 mil só na Capital, participarão da operação que começa às 7h deste sábado (27) e segue até segunda-feira (29).

De acordo com o plano de segurança a ação ocorrerá nos 79 municípios, onde serão reforçados o policiamento nos locais de votação. No município de Caarapó e nas cidades localizadas na região de fronteira a segurança também terá o reforço da Força Nacional.

Ao todo serão empregados mais de 2,7 mil policiais militares, 1,4 mil civis, mais de mil bombeiros, além do apoio nos municípios da região de fronteira do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e do Pantanal com a Polícia Militar Ambiental (PMA).

O policiamento será feito a pé, motorizado com aproximadamente 1.250 viaturas e com  20 embarcações para a área do Pantanal, um helicóptero e um avião, além do apoio das forças de segurança especializadas como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Choque, Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), entre outros.

Pessoas flagradas cometendo crimes eleitorais como compra de votos, transporte de eleitores e boca de urna, esses serão levados para as sedes da Polícia Federal (PF) em , , Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.

Nos demais municípios, os flagrantes serão feitos nas delegacias da Polícia Civil, e posteriormente encaminhados para uma unidade penal ou de medida socioeducativa no caso dos menores em conflitos com a lei.