Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça recorre à PF para perícia em celulares destruídos por sargento em ação contra cigarreiros

A Justiça pediu, em despacho feito na última sexta-feira (17), que a Polícia Federal ajude na perícia dos celulares destruídos pelo 2º sargento da Polícia Militar e ex-agente de segurança velada do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Ricardo Campos Figueiredo. O MP (Ministério Público) teria se oposto ao perito indicado pelo sargento. Em despacho, o juiz alegou […]
Arquivo -

A Justiça pediu, em despacho feito na última sexta-feira (17), que a Polícia Federal ajude na perícia dos celulares destruídos pelo 2º sargento da Polícia Militar e ex-agente de segurança velada do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Ricardo Campos Figueiredo.

O MP (Ministério Público) teria se oposto ao perito indicado pelo sargento. Em despacho, o juiz alegou que “a complexidade do caso e a especialidade do objeto da perícia, infere-se a necessidade de perito oficial que atue na esfera federal.”

Foi feito, então, o pedido à Superintendência da Polícia Federal do Estado, que indique uma relação de peritos que possam a realizar a perícia nos aparelhos danificados durante a deflagração da Operação Oiketicus, em maio deste ano. Os custos do perito federal, segundo o despacho, serão pagos pelo denunciado.

No dia 10 deste mês, o MP havia se oposto ao pedido de indicação de perito feito por Ricardo para fazer a análise nos aparelhos alegando imparcialidade na eventual designação do assistente de perito. Então, teria sido feito o pedido pelo órgão, ““ a fim de não causar afronta ao Princípio de Imparcialidade, que o assistente a ser nomeado seja de confiança do Juízo, e, não de uma das partes como requerido pela defesa”.

Ricardo acusa a esposa de ter quebrado os aparelhos celulares durante a madrugada anterior à Operação Oiketicus, no dia 16 de maio. Segundo o depoimento da mulher do militar, os celulares teriam sido quebrados durante uma discussão, e por motivos particulares do casal.

A defesa ainda havia alegado que a suspeita da quebra dos aparelhos no dia da deflagração da operação surgiu porque os celulares danificados “estariam muito quentes”, e para afastar dúvidas foi feito o pedido de perícia por um assistente técnico “na busca da verdade”.

Quebra dos celulares e prisão

O ex-agente de segurança velada do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) teria, segundo relatório do MP-MS e depoimento prestado na polícia por testemunhas, enganado o promotor para se trancar no banheiro de casa durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão e quebrar os dois aparelhos.

O sargento conseguiu eliminar provas ao destruir dois aparelhos que deviam ser apreendidos na operação. Pelo menos um dos celulares teria a linha que o sargento usaria para conversar com Reinaldo Azambuja (PSDB), segundo policiais que conhecem a rotina da segurança pessoal do governador.

Segundo os membros do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), perícia no que restou dos celulares apontou que provas que poderiam estar nos aparelhos foram destruídas, já que as placas e processadores foram totalmente danificados.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perícia de Dourados identifica trabalhador que morreu por queda de eucalipto

Papa Francisco é sepultado após funeral

telefone

Telefone da Guarda Civil de Dourados apresenta instabilidade e ganha número temporário

Uso estratégico de drones avança no agronegócio, audiovisual e nas forças de segurança de MS

Notícias mais lidas agora

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Uso estratégico de drones avança no agronegócio, audiovisual e nas forças de segurança de MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Túmulo do Papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália

Últimas Notícias

Brasil

62% não buscam médico no País quando precisam, diz pesquisa

Prática de automedicação e demora nos atendimentos é um dos motivos para população não procurar serviços de saúde

Emprego e Concurso

Usina de MS oferta vagas em 4 setores diferentes em Aparecida do Taboado

Todas as vagas ofertadas se estendem a PCDs

Famosos

Vinícius não quer contato com alguns participantes do BBB 25: ‘Nunca mais’

Vinícius Nascimento não perdoou e revelou que pretende ficar longe de alguns participantes do Big Brother Brasil 25; saiba detalhes

Polícia

Briga entre jovens acaba com rapaz morto a facadas e outro ferido em MS

Autor do crime fugiu