Auxiliar administrativo, de 29 anos, foi preso pela Polícia Municipal na tarde da última quarta-feira (14), após ser flagrado se masturbando dentro de um ônibus que faz a linha General Osório a Nova Bahia, em . O suspeito teria perseguido uma jovem e cometido o ato olhando para ela, momento em que foi denunciado e encaminhado para a delegacia da Polícia Civil.

O autor passou por audiência de custódia, na manhã da última quinta-feira (15), e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça. O homem possuía antecedente criminal pelo mesmo delito.

Conforme o registro de ocorrência, a vítima entrou no ônibus da linha Campo Belo, no Terminal General Osório, quando percebeu que havia um homem olhando para ela do lado de fora, na plataforma. Quando o veículo ia partir, o suspeito entrou pela porta, sentou em sua direção e continuou olhando fixamente para a jovem.

Em determinado momento, ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a garota olhou para o homem e percebeu que ele estava com o órgão genital para fora da calça se masturbando. A vítima se levantou e foi até o motorista pedir ajuda, mas não foi ouvida devido ao barulho do coletivo.

O homem ainda teria solicitado que a jovem não contasse para ninguém, mas ela pulou a catraca e o motorista travou as portas do ônibus até a chegada da equipe policial. O autor foi encaminhado para a Casa da Mulher Brasileira onde foi preso em flagrante por importunação sexual. Esta é a segunda vez que o jovem é preso pelo menos delito.

Orientações

A Polícia Municipal orienta que, em qualquer momento que a mulher se sentir assediada, ela procure imediatamente a equipe nos terminais de ônibus ou telefone gratuitamente para o 153. A denúncia também pode ser feita de forma anônima.

Ainda é importante ressaltar a importância da denúncia já que muitas vezes esse tipo de crime acaba passando despercebido por vergonha ou por medo. A vítima, mesmo sendo menor de idade, pode comunicar as características do autor.

Campanhas 

Desde o ano passado, a campanha ‘O Transporte é Público, o Meu Corpo Não' alerta as usuárias do sobre o assédio. A subsecretária de Políticas para a Mulheres Carla Stephanini disse que a ideia é incentivar as mulheres a gritarem por ajuda.

Na época, a subsecretária ressaltou que a vítima precisa gritar, chamar a atenção e reunir testemunhas. Os motoristas também foram aptos através de treinamento para atender os casos. A campanha é realizada em parceria com o Consórcio Guaicurus e a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Em paralelo, a Polícia Municipal também lançou a Campanha “Você Não Está Sozinha”. O objetivo é diminuir os números deste tipo de ocorrência nos transportes públicos e garantir a segurança das mulheres nos trajetos.

“A vergonha e o medo ainda são os principais vilões contra as vítimas. A mulher precisa confiar na Polícia para denunciar e coibir esse tipo de ato.”

Jovem é preso por se masturbar olhando para jovem em ônibus de Campo Grande