Um pecuarista de 82 anos foi multado nesta terça-feira (04) em R$ 115 mil, durante uma da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de Dourados, por desmatar ilegalmente 144,37 hectares de vegetação nativa em sua fazenda em , a 299 quilômetros de Campo Grande.

As medidas da área foram realizadas com uso de GPS e o descoberto por imagens de satélites, durante os trabalhos referentes à operação Cervo-do-Pantanal.

O pecuarista desmatou a vegetação entre os anos de 2013 e 2015. No lugar da floresta desmatada havia pastagem e criação de gado. Parte da madeira pertencente à vegetação retirada encontrava-se em leiras no local.

O infrator também responderá por ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção, além de ter sido notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual.

Operação Cervo-do-Pantanal

Em todo o Estado, no primeiro semestre foram 63 proprietários rurais autuados, sendo vistoriado um total de 1.807,75 hectares de desmatamentos ilegais e foram aplicadas multas que perfizeram o valor de R$ 1.361.828,00.