Pular para o conteúdo
Polícia

Em nota, conselho da mulher repudia feminicídio de Maiana e filha recém-nascida

Em nota divulgada nesta quinta-feira (29), o Conselho Estadual de Direitos a Mulher de Mato Grosso do Sul repudiou as mortes da estudante Maiana Barbosa de Oliveira, de 20 anos, e da filha recém-nascida, mortas a facadas nesta segunda-feira (26) pelo namorado da jovem, identificado como Marcos Fioravanti Neto, de 22 anos. O órgão ainda […]
Arquivo -

Em nota divulgada nesta quinta-feira (29), o Conselho Estadual de Direitos a Mulher de Mato Grosso do Sul repudiou as mortes da estudante Maiana Barbosa de Oliveira, de 20 anos, e da filha recém-nascida, mortas a facadas nesta segunda-feira (26) pelo namorado da jovem, identificado como Marcos Fioravanti Neto, de 22 anos. O órgão ainda se solidarizou com a família das vítimas e cobrou que as autoridades sejam rigorosas ao atuar no caso.

“O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul repudia toda forma de violência contra as mulheres que viole seus direitos e liberdade, entendemos que esse ciclo de violações só cessará quando a mulher que se silenciar ou se esconder atrás de seu agressor puder ver esperança de uma vida melhor, feliz e sem violência”, diz o texto.

Maiana e a filha, que tinha 1 mês, foram encontradas mortas a facadas no quarto de uma casa localizada na rua Humaitá, região do Jardim Água Boa, em .

O suspeito do crime, Marcos Fioravante Neto, era namorado de Maiana e pai da criança. Ele foi preso no final da tarde desta segunda-feira (26) em .

Em depoimento à delegada da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Paula Ribeiro dos Santos Oruê, Marcos confessou o crime. Os assassinatos, segundo a delegada, ocorreram na noite de domingo (25) e os corpos encontrados no final da manhã de segunda.

“São várias versões divergentes, mas [ele] admitiu o crime. Fez isso no quarto quando estava com elas sozinho e disse que pretendia fugir até o litoral. O crime ocorreu na noite de domingo e após cometê-lo, teria deixado a casa já pensando como faria para escapar”, comentou Paula em entrevista ao Dourados News nesta tarde.

Ainda de acordo com a delegada, Marcos contou em seu depoimento que não havia utilizado drogas e estava com o estado emocional ‘normal’.

Os dois se conheceram há algum tempo e o rapaz chegou a frequentar a casa de familiares da jovem. Ambos começaram o relacionamento após a jovem engravidar.

Confira na íntegra a nota do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul:

Em Pleno século XXI, com a sociedade exigindo conquistas por meio da democracia que estabelece a luta por direitos e igualdades não podemos compactuar com a tese da barbárie, das guerras, das escravaturas, das ditaduras. Ainda que temos que conviver com esse processo de resquícios e de manifestações das mais violentas especialmente contra as Mulheres, algo que nos faz refletir, mas ao mesmo tempo lutar de maneira contundente contra essas formas que demostram a intolerância, impunidade e ainda o abuso machista da nossa cultura patriarcal.

Nesta segunda-feira Dia 26/11, em Dourados a estudante, negra, militante, ativista e mãe, Maiana Barbosa de Oliveira, de 20 anos e sua filha Dandara de 01 mês foram vítimas dessa barbárie que tem sido infelizmente uma constante, o . O suspeito é o pai da criança com quem Maiana tinha um relacionamento.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul repudia toda forma de violência contra as mulheres que viole seus direitos e liberdade, entendemos que esse ciclo de violações só cessará quando a mulher que se silenciar ou se esconder atrás de seu agressor puder ver esperança de uma vida melhor, feliz e sem violência.

Diante disso, o CEDM/MS se solidariza à família de Maiana e exige que as autoridades sejam rigorosas diante dessa barbárie, pois a morte de cada mulher é a morte de todas nós!

Inspirada na declaração das irmãs “Mariposas”:

“Se me matarem, tirarei os braços da tumba e serei mais forte”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano