Cinco scanners corporais que serão utilizados nas revistas de visitantes em presídios de MS foram adquiridos pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A compra no valor de R$ 1,9 milhão já foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14).

A tecnologia é a mesma utilizada em presídios federais. Os aparelhos serão fornecidos pela VMI Sistemas de Segurança LTDA, vencedora de licitação. A verba para a compra dos aparelhos é oriunda do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) e a compra segue as diretrizes do estabelecidas pelo Departamento Penitenciário Nacional, de acordo com o governo estadual.

Os equipamentos já serão testados neste final de semana no Ptran (Presídio de Trânsito de Campo Grande), que servirá também como piloto para treinamento dos agentes penitenciários da unidade.

Segundo a VMI Sistemas, o scanner corporal possui tecnologia de ponta com uma baixa dose de raios-X, gastando apenas sete segundos para realizar a inspeção. É capaz de detectar diferentes tipos de objetos, como líquidos, explosivos, drogas, fios metálicos e plásticos, mesmo que introduzido ao corpo.

Ainda de acordo com a empresa, os equipamentos são do modelo dual view, ou seja, fazem duas imagens, sendo uma de corpo inteiro e outra específica para a área do abdome, garantindo maior eficácia à visualização. Além disso, os scanners serão interligados via sistema, possibilitando estarem interligados com o sistema de cadastro de visitantes utilizado pela Agepen.