Caminhão transportava palanques de eucalipto 

Durante fiscalização na BR-163 na manhã desta quarta-feira (10), equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu caminhão que transportava carga com 33 toneladas a mais do que o peso permitido. O flagrante aconteceu em , distante 207 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a PRF, a carga de palanques de eucalipto estava em um conjunto “Romeu e Julieta” com placas de Água Clara, abordado durante fiscalização de rotina. Após pesagem,  os policiais verificaram que o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) era de 78 toneladas, quando o limite para esse tipo de conjunto é de 45, o que caracterizou excesso de peso de 33 toneladas.

Foi verificado também um excesso de 12 toneladas na Capacidade Máxima de Tração (CMT), onde o peso máximo estipulado é de 66 toneladas e o registrado foi de 78 toneladas.

A carga de eucalipto havia sido carregada em Água Clara e seguiria para Itiquira, no Mato Grosso. O conjunto foi apreendido e encaminhado ao pátio conveniado da PRF em São Gabriel do Oeste, onde permanecerá até a retirada do excesso de peso.

Segundo a PRF,  o excesso de peso além de deteriorar e encurtar a vida útil do pavimento, aumenta o risco de acidentes.