Pular para o conteúdo
Polícia

Assim como Bombeiros, qualquer cidadão pode dar voz de prisão por omissão de socorro

Um sargento do Corpo de Bombeiros acabou dando voz de prisão para um médico que se recusou a prestar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Universitário, em Campo Grande, na noite dessa quinta-feira (13). Assim como os bombeiros, qualquer cidadão pode dar voz de prisão para profissionais de saúde que omitirem socorro a […]
Arquivo -

Um sargento do Corpo de Bombeiros acabou dando voz de prisão para um médico que se recusou a prestar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Universitário, em , na noite dessa quinta-feira (13). Assim como os bombeiros, qualquer cidadão pode dar voz de prisão para profissionais de saúde que omitirem socorro a um paciente, conforme informou o tenente coronel Meza, chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros.

O tenente explicou que de acordo com a portaria 2048/2002, os bombeiros prestam socorro à vítima e ligam para a Central de Regulação Municipal para saberem a unidade de saúde para onde a mesma será encaminhada. O médico dessa unidade deve dar o primeiro atendimento a vítima. “Assim que a vítima chega na unidade, o médico tem que dar o primeiro suporte, mesmo que esteja lotado, ele precisa fazer esse primeiro suporte e depois encaminhar outra unidade de saúde, caso não tenha vaga”, explica ele e alega que nesse caso não restou outra alternativa ao sargento, já que a vítima já estava com a vaga regulada para tal unidade.

Ele disse ainda que essa situação (de dar voz de prisão por omissão de socorro), não é comum. “Esta foi a primeira registrada neste ano. Não queremos criticar o médico, não sabemos seu nível de estresse, foi um fato que aconteceu e agora cabe aos órgãos responsáveis apurar e tomar as devidas providências”.

Ainda conforme informações do tenente Meza, o sargento que é de Campo Grande, está há cerca de 10 anos na profissão. O tenente classificou a situação como “não rotineira”.

Voz de prisão

Pouca gente sabe, mas a chamada voz de prisão por cidadão comum é garantida no artigo 301 do Código de Processo Penal brasileiro para qualquer indivíduo em flagrante delito. No caso de flagrante de omissão de socorro, qualquer cidadão pode dar voz de prisão a profissionais de saúde que omitam socorro.

Conforme o Artigo 301. Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.

Caso

Um médico de 31 anos acabou na delegacia de polícia na noite desta quinta-feira (13) depois de se recusar a receber um paciente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário, em Campo Grande. O médico recebeu voz de prisão de um sargento do Corpo de Bombeiros.

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 23 horas, equipes do Corpo de Bombeiros chegaram à unidade de saúde com um paciente que estava com a coluna travada. A regulação de vaga já havia sido feita por uma médica e indicava que a equipe deveria ir para a UPA do Universitário.

O médico se recusou a ir com os bombeiros para a delegacia e foi chamada a Polícia Militar para fazer a condução dele. Na delegacia, o médico foi autuado por omissão de socorro e o paciente redirecionado para o posto de saúde da Guaicurus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente