Pular para o conteúdo
Polícia

Acusado de execução após ‘tribunal do crime’ é condenado a 22 anos de prisão

Execução foi filmada
Arquivo -

Acusado da morte de Richard Alexandre Lianho, de 25 anos, Rafael da Silva Duarte, de 23, foi condenado a 22 anos e 9 meses de reclusão, 1 ano de detenção e ao pagamento de multa pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, posse ilegal e adulteração de arma de fogo e organização criminosa.

Richard foi morto em fevereiro de 2017 a mando de Leandro de Oliveira, de 26 anos, e seu corpo encontrado na Cachoeira do Céuzinho. A execução, ligada a disputa de facções criminosas, foi gravada e as imagens compartilhada nas redes sociais.

Acusado de execução após ‘tribunal do crime' é condenado a 22 anos de prisão
Foto: Arquivo

A sentença foi dada nesta quinta-feira (12) após julgamento conduzido pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de .  Pelo crime de homicídio qualificado a pena foi de 12 anos reclusão, além de 1 ano e 10 dias-multa pela ocultação do cadáver. O réu foi ainda condenado a um ano de detenção e 10 dias-multa por posse ilegal de arma de fogo, 3 anos de reclusão e 10 dias-multa pela adulteração do revólver e, por fim, 6 anos e 9 meses de reclusão por associação criminosa.

A execução de Richard Alexandre teria sido motivada pelo envolvimento dele com Naiara, que seria namorada de Leandro de Oliveira, de 26 anos, conhecido como HB20, que seriam de facções rivais.

Em depoimento Rafael negou qualquer envolvimento com o crime, e disse que apenas teria guardado as armas e facas a pedidos dos adolescentes que teriam participação na execução.

Execução de Richard

Richard Alexandre foi morto em fevereiro de 2017, e seu corpo encontrado na Cachoeira do Céuzinho. A execução foi gravada e compartilhada nas redes sociais. Nas imagens gravadas do crime, Richard, dá um aviso para quem faz parte da facção rival CV (Comando Vermelho), “ pra todo mundo, todo o CV que está aí, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na penitenciária aí, na rua, pra sair tudo jogado que o que está acontecendo comigo pode acontecer como você também”.

São 74 segundos de gravação. Com as mãos amarradas, Richard, vestindo uma camisa azul faz a afirmação já citada, e na sequência, os homens que o seguram disparam pelo menos 4 tiros. Eles chutam o corpo caído e um dos homens aparecem cortando os braços com uma faca.

Morte de HB20

Leandro de Oliveira, de 26 anos, foi encontrado morto e carbonizado no aterro sanitário de Campo Grande, no Noroeste, também em fevereiro de 2017.

Tiago Maurício de Andrade, de 27 anos, o ‘Tinga’, foi preso e confessou o crime. Ele revelou ter matado Leandro com pedradas e depois que a vítima já havia morrido, colocou o corpo embaixo de um colchão e pneus e ateou fogo. Para a polícia, ele disse apenas que tinha uma briga antiga com Leandro e, por isso, cometeu o crime. A investigação, no entanto, aponta que o caso está ligado com vingança e guerra entre facções criminosas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marco Aurélio arma plano para esconder dólares na mala: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 17/04/2025

Madalena e Jão levam Doralice para hospital: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 17/04/2025

Débora Ozório é Celeste em "Garota do Momento" - (Foto: TV Globo)

Celeste sente enjoo e teme estar grávida: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 17/04/2025

São Paulo recebe próximo jogo da seleção pelas Eliminatórias

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

patrola

TJMS ordena que Patrola indenize família de motociclista que morreu em acidente com caminhão da ALS

Mulher é presa com skunk que seria levada a Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Quinta-feira será de sol e chance de chuvas em MS

Previsão indica avanço de uma frente fria

Polícia

Homem é atingido por 3 tiros no abdômen no Tarumã em Campo Grande: ‘Porque está fazendo isso?’

Homem foi socorrido em estado grave para a Santa Casa

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Nadine Heredia, condenada por corrupção, desceu em Brasília em jatinho da FAB, pediu asilo político e levou na hora

A oposição aqui vai para cima

Charge

Retirando o que não presta