Veículos também eram furtados em Campo Grande

Um esquema de furto e desmanche de camionetes foi desarticulado pelo NIIC (Núcleo de Inteligência, Investigações e Capturas) e Grupo de Pronto Atendimento, da Polícia Civil de Aquidauana, a 143 km de Campo Grande, nesta segunda-feira (27). Uma oficina servia de fachada para depósito das peças que eram retiradas dos veículos furtados, no interior e também em Campo Grande.

O delegado titular Eder Oliveira Moraes apresentou os resultados da Operação “Dobra”, e conforme a investigação, as caminhonetes eram furtadas também em Campo Grande e levadas à oficina que fica na rua Duque de Caxias, no Bairro Guanandy. 

“Provavelmente estaria havendo uma ‘troca’, onde carros de Aquidauana e Anastácio eram furtados e levados para a Capital, e os de lá eram trazidos para essa oficina. A investigação agora consiste em levantar se o suspeito é o proprietário da oficina em Campo Grande”, disse o delegado.

As peças eram retiradas e realocadas em outros veículos. No momento do flagrante, por exemplo, uma cabine estava sendo pintada para ser utilizada em outra carroceria. 

Foram encontradas diversas placas, possivelmente de veículos furtados, o que facilitará a identificação das vítimas e na elucidação do caso. Ainda de acordo com a polícia, a preferência era por modelos F-1000 e S-10, utilitários que tem grande giro comercial, por conta do grande número de propriedades rurais na região.

Uma das vítimas, um comerciante da Capital, teve a caminhonete furtada em novembro de 2016. “Foi questão de 15 minutos. Estacionei ela e quando retornei, já tinham levado”. Na oficina, segundo levantamento dos investigadores, estima-se que até seis carros tenham sido desmanchados.

Assista ao momento do crime:

 

 

O proprietário do local se apresentou com seu advogado e disse ao delegado que as peças foram trazidas do Paraguai, versão contestada pela polícia. Há aproximadamente quatro anos, a caminhonete do pai de Michel Teló foi furtada na Capital e trazida para a mesma oficina.

Fiscalizações PM

No final de semana, o 7° Batalhão da Polícia Militar realizou a Operação “Cidades Mais Seguras”, nos municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Dois Irmãos do Buriti, sob o comando do Tenente-Coronel Airton Praeiro. Para operação nas quatro cidades foram utilizadas cerca de 20 viaturas e 54 policias militares (homens e mulheres) que, ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo, redobraram a atenção e massificaram as atividades policiais militares nos locais com grande concentração de pessoas e locais propícios à pratica de crimes.

Para a operação nas quatro cidades foram utilizadas cerca de 20 viaturas e 54 policias militares (homens e mulheres) que, ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo, redobraram a atenção e massificaram as atividades policiais militares nos locais com grande concentração de pessoas e locais propícios à pratica de crimes.

Cerca de 142 pessoas foram abordadas para a verificação dos status criminais e 180 pessoas em posse e utilização de veículos, a fim de verificar-se pendências criminais e irregularidades que impedissem a utilização dos mesmos nas vias públicas. 

Do total de abordados, quatro foram levados à delegacia, 17 autos de infrações de trânsito foram lavrados e quatro veículos removidos aos pátios dos órgãos executivos estaduais de trânsito, ambos por estarem em desacordo com a legislação vigente. 

Uma pequena porção de droga também foi recolhida e entregue a autoridade policial, no município de Aquidauana.

(Colaborou Giselli Figueiredo, de Aquidauana)