Crimonosos agem sem se incodar com filmagem 

O expressivo aumento no número de casas e comércios equipados com aparatos de segurança trouxe à tona mais um aliado no trabalho da polícia no combate a roubos e furtos em Campo Grande. Contudo,a captação de imagens por câmeras de segurança revelou também o perfil ‘cara de pau’ de alguns assaltantes que não se inibem sob a mira de equipamentos de filmagem e agem tranquilamente sem se incomodar.

Nesta quinta-feira (26), jornalista, de 61 anos, foi vítima da ação de um desses criminosos.  Durante a madrugada, o repórter teve o refletor da residência levado por assaltante que não se importou com a distância de poucos centímetros da câmera que o filmava. “Lá se foi meu segundo refletor. E o cara nem se preocupou com a câmera”, lamentou.

VÍDEO: com mais câmeras, aumentam flagras de ladrões ‘cara de pau’

Em agosto deste ano, noticiamos o caso do ladrão “ninja” do Bairro Amambaí.

Na visão da polícia

Para o delegado Carlos Delano, da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), os ladrões ‘cara de pau’, geralmente são aqueles que estão sob efeito de álcool, drogas, ou os que, na ansiedade de cometer o crime, acabam nem se dando conta de que estão sob a mira de uma filmadora.

Entre os perfis de assaltantes, Delano lista alguns tipos de criminosos. “É algo muito diverso. Existem os mais novos que roubam para ir para balada, os que procuram algo específico, aquele que planeja a ocasião e o perfil mais frequente é o dos usuários de droga”, afirma.

De acordo com o delegado , câmeras de segurança já são itens essenciais na solução de crimes de furtos. “Esses equipamentos têm grandeu auxílio no trabalho da polícia. A câmera inibe a ação dos criminosos e só um ou outro que não presta atenção que não leva o equipamento em consideração”, finaliza.

Veja o vídeo.