Vizinhos alegam que ainda não atendeu ocorrência

Um concurso interestadual de pipa estaria ocorrendo ao longo deste domingo (29) em uma chácara na região do bairro Vila Cidade morena, próximo à Avenida Gury Marques, em , no qual o uso de cerol e linha chilena estaria sendo praticado indiscriminadamente.

De acordo com vizinhos que efetuaram a , a polícia já foi acionada ainda de manhã, mas até o momento nenhuma viatura compareceu à localidade. Uma imagem entregue à reportagem mostra troféus, pipas e carreteis de linha, que possivelmente serão dados como premiação aos vencedores do torneio.

A reportagem entrou em contato com a polícia que, por meio do Ciops, afirmou não ter registro de nenhuma ocorrência similar no sistema, mas que faria uma ronda na região informada.

Lei e fiscalização

Em , a comercialização ou uso de cerol e linha chilena geram multas de R$ 200 a R$ 1 mil, mas na prática, ninguém fiscaliza. As Leis Complementares n.116/2008 e 287/2016, de autoria do vereador Paulo Siufi,  proíbem a produção, o fornecimento, o armazenamento, a venda e o uso do cerol, linha chilena ou qualquer tipo de material cortante  nas linhas de pipas e similares em Campo Grande.

A fiscalização, autuação e aplicação das multas é atribuída à Prefeitura Municipal, que após aplicar a penalidade deve comunicar a Polícia Civil para apuração de possíveis infrações penais.

O cerol é uma mistura feita com cola e vidro moído e consegue cortar blocos de isopor e até mesmo garrafas plásticas. Já a linha chilena é comprada pronta, tanto em lojas de aviamento quanto em redes sociais. Ela é feita com pó de alumínio e tem o poder de corte quatro vezes maior que o cerol. Dessa forma, quem é pego usando ou mesmo vendendo esses produtos devem ser penalizados.