Incidentes durante visitas deste domingo não estão descartados

O (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciaria do Estado de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta aos servidores do sistema penitenciário do Estado, na noite desta sexta-feira (6), após novos aúdios interceptados. Incidentes durante as deste domingo (8), na Máxima de Campo Granden não estão descartados.

Além dos áudios, o considera o cenário do Sistema Penitenciário Nacional e Estadual, principalmente após as recentes rebeliões ocorridas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim em Manaus (Amazonas) e na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (Roraima), onde a entre as facções criminosas vitimou quase uma centena de detentos.

O Sindicato pontua a repercussão dos confrontos, a entrega de materiais ilícitos realizada via drone, na Penitenciaria Estadual de Dourados, a morte a esclarecer do interno Makanaky Nobre dos Santos Nascimento, 26 anos, no Presidio de Segurança Máxima de MS e a existencia de áudios confirmando planejamento de ataques entre facções, que podem ocasionar no acirramento dos embates dentro das Unidades Penais.

A entidade orienta a todos os servidores penitenciários para que tomarem cuidados adicionais em seus locais de trabalho, que tenham muita cautela em toda e qualquer movimentação de presos, que externamente evitem transitar pelos mesmos trajetos, que se abstenham de frequentar determinados lugares e que evitem aglomerações de servidores em um mesmo espaço físico.

O sobreaviso, conforme a nota, é necessário porque embora os organismos institucionais de não tenham emitido um alerta geral, informações extraoficiais, indicam que o ambiente do sistema prisional está conturbado e há possibilidade de incidentes graves dentro das Unidades Penais neste final de semana.